Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
COLUNA MOBILIDADE

CARRO PARTE AO MEIO EM COLISÃO: por que reduzir a velocidade limite das ruas e avenidas é fundamental

Automóvel cujo condutor estaria fazendo "pega" em bairro nobre de Caruaru foi praticamente desmontado. Um dos ocupantes foi lançado para fora do veículo e morreu na hora

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 07/11/2022 às 16:56 | Atualizado em 07/11/2022 às 17:30
O impacto da colisão do carro contra a vitrine de uma loja em Caruaru foi tão forte que o automóvel foi "desmontado" - Reprodução

A cena “dantesca” de um carro se partindo - literalmente - ao meio, após colidir contra a vitrine de uma loja, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, merece, mais uma vez, uma discussão sobre os danos do excesso de velocidade no trânsito.

Você sabia que um atropelamento no trânsito a uma velocidade de 60km/h equivale a aproximadamente uma queda do 6º andar? E que essa vítima tem 98% de chance de vir a óbito? Não? Pois bem, essas são apenas algumas das razões para se combater a velocidade no trânsito.

Não é mais acidente de trânsito. Agora, a definição é outra nas ruas, avenidas e estradas do Brasil

Trânsito brasileiro mata demais, mutila e custa muito caro

Quanto mais rápido um veículo estiver trafegando, maior será o impacto de um sinistro de trânsito (não se chama mais acidente de trânsito. Entenda). Dessa forma, a velocidade afeta não só o risco de ocorrência de um sinistro, mas a gravidade com que ele ocorre. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma redução de até 5% na velocidade média do veículo pode resultar em 30% menos sinistros fatais, ou seja, com óbitos.

VEJA A VIOLÊNCIA DA COLISÃO:

Mesmo a uma velocidade de 50km/h o perigo permanece. Segundo a OMS, o motorista também não consegue frear a tempo e o pedestre é atropelado, mas as chances de sofrer apenas ferimentos e sobreviver são maiores. Já a 40km/h ou menos, o atropelamento é evitado.

Confira alguns impactos do excesso de velocidade:

Segurança viária - Iniciativa Bloomberg - DIVULGAÇÃO

Por que reduzir a velocidade das vias? - THIAGO LUCAS/ ARTES JC

OCUPANTE É LANÇADO PARA FORA DO VEÍCULO

O impacto da colisão do carro contra a vitrine de uma loja em Caruaru foi tão forte que o automóvel foi “desmontado”. Partes do veículo ficaram espalhadas pela Avenida Agamenon Magalhães, uma das vias mais importantes da cidade, no bairro de Maurício de Nassau, um dos mais nobres do município.

De acordo com testemunhas, os jovens estariam fazendo "pega" na via, colocando a vida deles e de outras pessoas em risco. Duas pessoas estavam no veículo. Uma delas, um jovem de 23 anos, morreu na hora, após ser arremessado para fora do veículo, ficando exposto na avenida.

A outra vítima foi socorrida por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levada para o Hospital Regional do Agreste, onde seguia em estado grave.

Se um atropelamento acontecer a uma velocidade de 30 km/h, as chances de a vítima falecer são de 10%. Enquanto que, a uma velocidade superior a 50 km/h, o risco de óbito é potencializado: sobe para 80%. - PREFEITURA DE FORTALEZA/DIVULGAÇÃO

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