A Linha Centro do Metrô do Recife, a principal do sistema, responsável pelo transporte de 80% dos passageiros, voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (02/01), após amanhecer paralisada. Os problemas começaram por volta das 22h, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife.
A operação foi retomada às 8h, o que gerou muitos atrasos para os passageiros, já que o horário de pico do metrô costuma ser mais cedo do que o dos ônibus, começando às 5h30. As fotos exibidas na reportagem mostram como ficou a situação das estações, principalmente as localizadas em Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe, que recebem o maior volume de passageiros no início da manhã.
Como já tem sido comum, a causa da paralisação do metrô teria sido, segundo a CBTU, um problema na rede aérea da Linha Centro - o que, embora a companhia não informe, é resultado da falta de manutenção provocada pelo sucateamento do sistema. Assim, a Linha Centro operou com via singela (quando apenas uma via é utilizada pelos trens nos dois sentidos), atrasando as viagens.
ÔNIBUS TENTAM COMPENSAR QUEBRAS DO METRÔ
De tão comum, as quebras do Metrô do Recife fizeram com que o Grande Recife Consórcio de Transporte montasse, em 2021, um plano de contingência permanente para tentar suportar a demanda de passageiros do sistema - o que é difícil, vale ressaltar.
Confira a série de reportagens Metrôs - Uma conta que não fecha
Metrô do Recife: conheça o "cemitério dos trens" quebrados do sistema pernambucano
Esse plano inclui o reforço das linhas 200 - TI Jaboatão (Parador) para quem utiliza o Ramal Jaboatão, e 2450 - TI Camaragibe (Conde da Boa Vista) e 2480 - Camaragibe (Derby) para aqueles que dependem do Ramal Camaragibe. Além destas, foram ativadas ainda as linhas especiais Jaboatão/Barro, Barro/Afogados/Joana Bezerra e Camaragibe/TIP.
LEIA MAIS sobre os problemas do Metrô do Recife