Em meio a polêmicas nacionais sobre a regulação trabalhista dos motoristas parceiros, a plataforma Uber anuncia que está firmando uma nova parceria com o poder público no País. Agora, a novidade é que a Polícia Militar, quando acionada, terá acesso aos veículos da Uber e aos dados dos passageiros e condutores em tempo real.
A conexão Uber e 190 já acontece no Rio de Janeiro e, agora, chega ao Maranhão, a primeira cidade do Nordeste a contar com a parceria. A PM maranhense terá acesso aos dados de localização de um veículo utilizado em viagens do aplicativo Uber se o usuário ou motorista ligar para a polícia usando o aplicativo no caso de uma emergência.
Ou seja, na prática, quem estiver em situação de emergência não precisará falar para o atendente informações básicas, pois haverá o compartilhamento automático com o centro de emergência da polícia.
ACIONAMENTO DO 190 PELO APLICATIVO
O botão é sigiloso. Fica disponível no aplicativo da Uber. O acionamento pelo app, inclusive, poderá ser uma opção no caso de um assalto, por exemplo.
A parceria foi firmada nesta segunda-feira (27/2) entre a Secretaria da Segurança Pública do Maranhão e a Uber. O Maranhão será a segunda cidade e capital do País a aderir à parceria.
A Uber diz que tem projetos semelhantes com autoridades de segurança em diferentes estados dos Estados Unidos e México, passando a oferecer os mesmos recursos às polícias brasileiras.
Sobre a ampliação da parceria com o serviço 190, a Uber diz ter interesse e que já estaria conversando com alguns estados.