Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
MOTORISTAS DE APLICATIVO

Uber, 99, iFood e Rappi vão ficar MAIS CAROS no governo Lula? Entenda o que pode mudar com regulamentação dos apps

Grupo de trabalho foi criado pelo governo com foco na regulamentação dos trabalhadores por aplicativo

Cadastrado por

Alice Girão

Publicado em 01/03/2023 às 8:52
Proposta foi apresentada em mais uma reunião do Grupo de Trabalho que discute a regulamentação trabalhista dos apps de transporte e delivery - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Durante a campanha eleitoral, uma das promessas do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi a regulamentação do trabalho dos motoristas e entregadores de aplicativo.

A proposta vem com o receio por parte da população de que o valor dos serviços do Uber, 99, iFood, Rappi, entre outros, aumente.

GRUPO DE TRABALHO PARA REGULAMENTAÇÃO DOS APPS

Esse assunto voltou a ter palco em fevereiro, quando o governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para regulamentar os trabalhadores por aplicativo.

Segundo o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, essa proposta tem o intuito de trazer proteção social aos trabalhadores.

UBER VAI DEIXAR O BRASIL?

Em meio às discussões sobre a regulamentação dos trabalhadores, o ministro do Trabalho fez uma fala polêmica quando questionado o que aconteceria caso a Uber deixasse o Brasil por causa da proposta.

"Posso chamar os Correios, que é uma empresa de logística, e dizer para criar um aplicativo e substituir [a Uber]. Aplicativo se tem aos montes no mercado", declarou o ministro.

CONFIRA VÍDEO EM QUE O MINISTRO DO TRABALHO COMENTA A REGULAMENTAÇÃO DOS APLICATIVOS:

POSICIONAMENTO AMOBITEC

A Amobitec (Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia) - entidade que reúne empresas de tecnologia prestadoras de serviços relacionadas à mobilidade de bens ou pessoas, que tem associadas como Uber, 99Pop, iFood, Buser e Amazon - declarou apoiar a regulamentação do trabalho em plataformas de mobilidade urbana e entregas.

"As associadas colocam-se à disposição do governo para colaborar nas discussões e defendem que o debate tenha como premissas a flexibilidade e a autonomia que caracterizam as novas relações de trabalho intermediadas por aplicativos, apoiadas pela maioria dos trabalhadores, conforme apontado em diversas pesquisas", indica a Associação por meio de pronunciamento.

Leia Também

PREÇO DO UBER, IFOOD E OUTROS APPS VAI AUMENTAR?

Ainda não há definição de sobre o aumento nos valores dos serviços de trabalhadores por aplicativo, por causa do pouco tempo desde a criação do grupo de trabalho para tratar o assunto.

Mas, com o aumento de custos que irão acarretar às empresas, existe a possibilidade de um aumento no preço desses serviços prestados.

A Amobitec declarou em seu pronunciamento que, embora acredite na importância da maior segurança para o trabalho, espera que isso não traga grande aumento de custos para as partes envolvidas.

"A entidade acredita ser fundamental que o aumento da proteção não acarrete aumento significativo de custos para motoristas e entregadores, nem para o consumidor final", declarou a Amobitec.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS