O MobizapSP, novo aplicativo criado pela Prefeitura de São Paulo para concorrer com as gigantes da mobilidade urbana - Uber e 99 -, entra em operação nesta quinta-feira (23/3). A promessa da gestão municipal é de que a operação para motoristas parceiros e passageiros seja liberada a partir das 13h.
O MobizapSP foi anunciado no início de março sob o slogan de que irá destinar até quase 90% do valor das corridas para os motoristas, que também serão autônomos, como são os parceiros da Uber, 99 e Indrive, por exemplo.
A corrida inaugural do aplicativo ocorrerá entre o Jardim Paulista, bairro nobre da capital paulista, localizado na Zona Oeste, e a Bela Vista, na área central de São Paulo. O trajeto deverá começar na Alameda Santos, 2233 (Jardim Paulista), e ir até o Viaduto Jacareí, 100 (Bela Vista).
Recife poderá ter novo APLICATIVO de TRANSPORTE para concorrer com UBER e 99
Segundo a prefeitura, desde o lançamento do aplicativo, há 13 dias, 23.224 passageiros e 25.866 motoristas se cadastraram.
TAXAS MENORES PARA MOTORISTAS PARCEIROS
A estratégia do MobizapSP - sob o comando da gestão Ricardo Nunes (MDB), candidato certo à reeleição à Prefeitura de São Paulo - é de que a remuneração dos motoristas será muito maior do que a oferecida pela Uber, 99 e Indrive, por exemplo.
A promessa é de que a taxa de administração do MobizapSP para operar a plataforma será de 10,95%. Ou seja, o motorista irá receber 89,05% do valor pago pelo passageiro.
-
UBER: motoristas de APLICATIVO poderão ter conexão direta com a Polícia Militar para evitar ASSALTOS em Pernambuco. Entenda -
UBER: novo APLICATIVO de TRANSPORTE poderá ser criado para concorrer com UBER e 99. Veja em qual cidade -
UBER: plataforma consegue vitória judicial contra vínculo de trabalho e decisão impacta no Brasil
Nos aplicativos em operação, como Uber e 99, a taxa de administração varia entre 40% e 60%.
SEM PREÇO DINÂMICO E TAXA DE CANCELAMENTO
Outra diferença do MobizapSP é que não haverá tarifa dinâmica, notícia boa para o passageiro, que poderá pagar menos do que a média cobrada pelos outros apps nos horários de pico.
O MobizapSP também não terá taxa de cancelamento, assim como não haverá taxa mínima de remuneração dos motoristas.
FIM DO UBER: ministro de LULA fala sobre saída da UBER do Brasil
Já a tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem, entretanto, deverá ser semelhante às que são cobradas pelas plataformas de transporte por aplicativo na maior parte do dia, segundo a prefeitura.
COMO USAR O MOBIZAPSP
Para os usuários, é preciso baixar o aplicativo “mobizapSP Passageiro”, que já está disponível para sistemas Android ou iOS. Em seguida, é necessário preencher as informações pessoais, como nome, número de telefone e e-mail.
Há também a versão “mobizapSP Motorista”, exclusiva para os parceiros que desejam trabalhar com o aplicativo. Também é necessário passar por um breve cadastro e validação das informações.