Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
MOBILIDADE URBANA

INOVAÇÃO: transformação digital é o futuro da mobilidade urbana

De acordo com um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 70% da população viverá em áreas urbanas. Por isso a importância da mobilidade urbana

Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 22/07/2023 às 20:56 | Atualizado em 22/07/2023 às 20:58
Por medo de contágio, 82% dos brasileiros estão preferindo e optando por viagens de carro - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

*Por Cesar Olmos

Não é novidade que ano após ano, o número de pessoas que ocupam as metrópoles tem aumentado consideravelmente, exigindo adaptações em diversos setores como comércio, moradias, hospitais e também na mobilidade urbana, um agente fundamental para o funcionamento do cotidiano e na vida de milhões de trabalhadores brasileiros.

Por sorte, a transformação digital tem trazido diversos benefícios e melhorias para as malhas rodoviárias, proporcionando uma experiência mais viável no dia a dia.

De acordo com um levantamento realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), até 2050, 70% da população viverá em áreas urbanas. Diante disso, a disponibilização de informações em tempo real para os usuários de ônibus por meio de aplicativos e plataformas digitais que fornecem dados atualizados sobre horários de ônibus, metrôs e trens, possibilita que as pessoas planejem suas viagens com maior precisão e não encontrem problemas ao utilizar o transporte.

DADOS FACILITAM A ROTINA DAS PESSOAS NAS CIDADES


A disponibilização de informações em tempo real para os usuários de ônibus por meio de aplicativos e plataformas digitais que fornecem dados atualizados sobre horários de ônibus, metrôs e trens, possibilita que as pessoas planejem suas viagens com maior precisão e não encontrem problemas ao utilizar o transporte - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Para se ter uma ideia do potencial da implementação da tecnologia no segmento, dados como redução de tempo de espera, emissão de poluentes, condição do trânsito, monitoramento do volume de passageiros, entre outros, são obtidos com objetivo de identificar padrões, otimizar rotas e aprimorar a gestão dos transportes públicos.

CONFIRA o especial multimídia NOVA ROTAÇÃO

Esse tipo de progresso é extremamente positivo porque auxilia em decisões mais assertivas para melhorar a mobilidade urbana no País.

O entendimento do volume, condições e ocupações dos veículos de transporte, principalmente os ônibus, é essencial para garantir um bom padrão de funcionamento, especialmente considerando que 85,7% dos usuários de transporte público possuem o ônibus como única alternativa, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em 2022.

COMUNICAÇÃO DIRETA ENTRE PASSAGEIROS E GESTORES DO TRANSPORTE PÚBLICO


Por sorte, a transformação digital tem trazido diversos benefícios e melhorias para as malhas rodoviárias, proporcionando uma experiência mais viável no dia a dia - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

É fundamental incentivarmos a comunicação direta entre os passageiros e os gestores do transporte público, permitindo que os usuários reportem problemas, forneçam feedback valioso e contribuam para o aprimoramento contínuo do serviço de ônibus em suas cidades. Além de reforçar os benefícios de investir em soluções tecnológicas para enfrentar os desafios das cidades modernas e proporcionar uma experiência de transporte mais eficiente, sustentável e agradável para os cidadãos.

Leia Também

É inegável que a tecnologia é o aliado principal quando falamos de evolução acessível e repasse de informações em tempo real, e podemos defini-la como fundamental tendo em vista todos os recursos que podem ser oferecidos ao exercemos uma boa utilidade para ela.

A verdade é que há uma infinidade de possibilidades que podem ser implementadas na mobilidade urbana e no dia a dia dos cidadãos. Vale aos gestores colocarem a mão na massa e permitirem que essas inovações façam parte da rotina de suas cidades. Tenho certeza que abraçando essas tendências, poderemos aproveitar o máximo e o melhor da mobilidade urbana moderna.


Dados como redução de tempo de espera, emissão de poluentes, condição do trânsito, monitoramento do volume de passageiros, entre outros, são obtidos com objetivo de identificar padrões, otimizar rotas e aprimorar a gestão dos transportes públicos - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

*Cesar Olmos é CEO da Cittamobi, empresa que atua no segmento de mobilidade urbana com soluções tecnológicas que fornecem informações em tempo real sobre horários, itinerários, localização dos veículos e atualizações do sistema.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS