Trânsito, transportes e mobilidade urbana, com Roberta Soares

Mobilidade

Por Roberta Soares e equipe
TRÂNSITO

TRÂNSITO: veja como ficará o novo TRÂNSITO do CAIS JOSÉ ESTELITA, no Recife

Pelo projeto, a Avenida Cais José Estelita será recuada para dar espaço a um parque no cais, às margens da Bacia do Pina

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Roberta Soares

Publicado em 31/08/2023 às 12:05 | Atualizado em 31/08/2023 às 12:50
As obras de implantação do novo sistema viário da região estão bem avançadas - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O trânsito no Cais José Estelita, principal corredor de ligação do Centro do Recife com a Zona Sul da capital, vai mudar em breve. As obras de implantação do novo sistema viário da região estão bem avançadas.

Na prática, a circulação dos veículos vai recuar na direção da Avenida Sul, passando na frente dos edifícios do Projeto Novo Recife que estão sendo erguidos. Será feita em três faixas de rolamento no sentido Boa Viagem/Centro e três faixas no sentido contrário (Centro/Boa Viagem).

O novo sistema viário permitirá que a atual Avenida Engenheiro José Estelita seja transformada num parque linear na orla da Bacia do Pina. As informações são do Grupo Moura Dubeux, empreendedor do Novo Recife e executor do novo viário, que integra o pacote de ações mitigadoras do projeto.

Outra ação mitigadora foi um estudo sobre a circulação na região, entre os bairros de Afogados e Santo Antônio, que também passarão por mudanças para viabilizar a mobilidade na área do Novo Recife. O estudo, segundo a Moura Dubeux, foi finalizado e estaria subsidiando a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) no direcionamento de uma série de intervenções que serão implementadas na região.

As obras do novo sistema viário do Cais José Estelita estão praticamente prontas e ainda prevêem uma ciclovia e calçadas. Todas as instalações, cabeamentos, saneamento e drenagem já teriam sido finalizadas. Mas a data de inauguração ainda não foi informada porque depende da Prefeitura do Recife, que segue evitando dar detalhes do projeto ao JC.

NOVA CIRCULAÇÃO AINDA EM ESTUDO PELA PREFEITURA DO RECIFE

Na prática, a circulação dos veículos vai recuar na direção da Avenida Sul, passando na frente dos edifícios do Projeto Novo Recife que estão sendo erguidos. Será feita em três faixas de rolamento no sentido Boa Viagem/Centro e três faixas no sentido contrário (Centro/Boa Viagem) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Por nota, a CTTU informou apenas que a circulação na região continua em estudo e que as mudanças serão divulgadas à sociedade quando concluídas. Nada mais. “A Prefeitura do Recife informa que os empreendedores do Projeto Novo Recife realizaram ações mitigadoras e, entre elas, está um estudo da mobilidade urbana na área central da cidade, envolvendo áreas dos bairros do Recife, Santo Antônio, São José e Boa Vista”, disse por nota.

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“A partir desse estudo, órgãos como as autarquias de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), além da de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), junto à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e Recentro, estão finalizando projetos que envolvem circulação de veículos, segurança viária e vivência do espaço urbano, assim como ordenamento do comércio popular.

Os objetivos são garantir mais segurança viária e interligar o centro do Recife à Zona Sul e à Zona Oeste. Além disso, ativar a circulação de pessoas em vias pouco utilizadas. Os projetos estão em fase de conclusão e serão devidamente anunciados à sociedade”, finalizou na nota.

AÇÕES MITIGADORAS NO CAIS JOSÉ ESTELITA

Na prática, a circulação dos veículos vai recuar na direção da Avenida Sul, passando na frente dos edifícios do Projeto Novo Recife que estão sendo erguidos. Será feita em três faixas de rolamento no sentido Boa Viagem/Centro e três faixas no sentido contrário (Centro/Boa Viagem) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Na prática, a circulação dos veículos vai recuar na direção da Avenida Sul, passando na frente dos edifícios do Projeto Novo Recife que estão sendo erguidos. Será feita em três faixas de rolamento no sentido Boa Viagem/Centro e três faixas no sentido contrário (Centro/Boa Viagem) - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
As obras do novo sistema viário do Cais José Estelita estão praticamente prontas e ainda prevêem uma ciclovia e calçadas. Todas as instalações, cabeamentos, saneamento e drenagem já teriam sido finalizadas. Mas a data de inauguração ainda não foi informada porque depende da Prefeitura do Recife, que segue evitando dar detalhes do projeto ao JC - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Outras ações de benefícios urbanos, chamadas de mitigadoras devido aos impactos provocados pelo Projeto Novo Recife, serão realizadas a cada lançamento de cada um dos empreendimentos, proporcionalmente aos seus tamanhos. A explicação é do diretor de Incorporação da Moura Dubeux, Eduardo Moura.

“Caberá à Prefeitura do Recife determinar a prioridade das ações de benefícios urbanos. Este primeiro empreendimento, em fase final de construção, assumiu 22,34% de todas as ações”, explicou.

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“As ações já realizadas foram o estudo de mobilidade e a implantação de parte do sistema viário. Está em execução o projeto paisagístico do Parque da Orla e antecipamos a restauração da estrutura básica da Igreja de São José, possibilitando a reabertura para as celebrações de missas”, disse. Segundo Eduardo Moura, os investimentos desta primeira etapa somados à recuperação da Igreja de São José ultrapassam os R$ 30 milhões.

“Não apenas os valores das ações mitigadoras são inéditos (mais de R$ 120 milhões no total), mas também o projeto urbanístico, que determina que os prédios sejam abertos, sem a instalação de muros. Isso vai possibilitar a ampliação da área de uso público com praticamente 65% de todo o terreno como de uso público e apenas 35% de uso privado, invertendo o que é determinado na Lei de Parcelamento do Solo Urbano”.

CICLOFAIXA IMPLANTADA NO CAIS JOSÉ ESTELITA 

A implantação do novo sistema viário é uma das muitas ações mitigadoras exigidas para o Projeto Novo Recife, que terá que investir R$ 120 milhões em obras de mitigação - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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As obras do novo sistema viário do Cais José Estelita estão praticamente prontas e ainda prevêem uma ciclovia e calçadas. Todas as instalações, cabeamentos, saneamento e drenagem já teriam sido finalizadas. Mas a data de inauguração ainda não foi informada porque depende da Prefeitura do Recife, que segue evitando dar detalhes do projeto ao JC - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Com o novo projeto, a ciclofaixa que foi implantada no Cais José Estelita, sem explicação da Prefeitura do Recife, ficou sem sentido. O equipamento é bidirecional (sentido duplo) e fica no canto direito da pista oeste do corredor, no sentido Centro-Cabanga.

Começa depois da descida do Viaduto das Cinco Pontas e segue pelo bairro da Cabanga até se conectar com o fim da futura Ciclovia Agamenon Magalhães - que está em obras desde o fim de 2022 - e seguir pela Ponte Paulo Guerra, na entrada do bairro do Pina.

Na época, a Coluna Mobilidade tentou obter informações sobre a ciclofaixa, mas nem a CTTU nem a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) repassaram informações. Na verdade, sequer responderam os questionamentos sobre o projeto, embora a ciclofaixa já estivesse sendo utilizada pelos ciclistas.
A Moura Dubeux informou apenas que o equipamento não faz parte do Projeto Novo Recife. Sobre a conexão do Cais José Estelita com a Avenida Sul e com o projeto do Cais de Santa Rita (Hotel-Marina e Cecon), o grupo também desconversou, afirmando que tudo dependia dos órgãos públicos, sem possibilidade de previsão.

CICLOFAIXA IMPLANTADA NO CAIS JOSÉ ESTELITA

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