Os trabalhadores do metrô e da CPTM da cidade de São Paulo estão organizando uma greve devido à falta de atendimento às reivindicações da categoria, programada para ocorrer na terça-feira (3).
Essa decisão foi tomada durante uma assembleia recentemente realizada, na qual a data da mobilização foi definida.
Confira nesta matéria as linhas afetadas pela greve
GREVE 03/10: SAIBA OS DETALHES DA GREVE EM SP
Na recente reunião sindical dos trabalhadores da CPTM de São Paulo, Camila Lisboa, a líder do sindicato da categoria, anunciou que está programada uma paralisação de 24 horas.
Os trabalhadores protestam contra a privatização, que abrange as linhas do sistema metroferroviário e a empresa estatal de saneamento, assim como à terceirização dos serviços.
Contudo, é importante destacar que não está prevista uma interrupção no fornecimento de água.
QUAIS LINHAS VÃO ENTRAR NA GREVE?
Além disso, a greve não deve afetar apenas a CPTM, mas também o metrô da capital paulista.
Veja as linhas que podem deixar de funcionar a partir desse período:
- 1-Azul;
- 2-Verde;
- 3-Vermelha;
- 15-Prata podem deixar de funcionar a partir desse período.
O Sindicato dos Ferroviários de São Paulo deve paralisar as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa.
Já o Sindicato da Central do Brasil, que representa as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, diz apoiar o movimento, mas ainda não confirmou se irá aderir à greve.
VEJA COMO SERÁ A GREVE METRÔ EM SÃO PAULO AMANHÃ
Na última quinta-feira (28), a juíza Raquel Gabbai de Oliveira, do Tribunal do Trabalho da 2ª Região (TRT-2), recusou o pedido de liberação das catracas nas estações de trem e estabeleceu uma multa diária de R$ 500 mil em caso de descumprimento.
Além disso, foi ordenado que a CPTM continue operando com seu pleno efetivo em horários de pico, além de 80% no restante do dia.
No que diz respeito aos metroviários, uma liminar do TRT-2 emitida na última sexta-feira (29) determinou que eles operem com 100% da capacidade durante os horários de pico.