A Ponte Iputinga-Monteiro (batizada de Engenheiro Jaime Gusmão), na Zona Norte do Recife, obra polêmica na cidade que se arrastou por anos e foi viabilizada na gestão do prefeito João Campos (PSB), será aberta à circulação de veículos e pedestres em abril. A previsão foi dada pela Prefeitura do Recife.
A expectativa de conclusão em janeiro, anunciada várias vezes pelo próprio prefeito nas redes sociais, não se confirmou e, de acordo com a prefeitura, não era a data oficial de entrega do equipamento. A gestão municipal negou, inclusive, que as obras da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão estejam atrasadas. Garantiu que a ligação segue com as obras avançadas e sem atrasos no cronograma.
“A etapa principal dos trabalhos foi finalizada em dezembro. Nesta fase, foram feitas as fundações, os pilares e o tabuleiro da ponte, executado através do método de balanços sucessivos - no trabalho, são colocadas peças pré-moldadas que ficam sobre o rio, sem necessidade de sustentação. Também foram concluídas as implantações dos passeios, e guarda-corpos. Por fim, será realizado o asfaltamento e a ciclovia”, afirmou em nota enviada à Coluna Mobilidade.
TUDO DENTRO DO PRAZO
E seguiu explicando: “Já a segunda etapa diz respeito à ligação da ponte com o solo, devendo ser entregue em abril deste ano - dentro do prazo previsto inicialmente. Nesta fase estão sendo feitos os serviços de terra armada (que permite a ligação da ponte com o solo) e o sistema viário da ponte, que ligará os bairros do Monteiro e da Iputinga”, finaliza.
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A Ponte Iputinga-Monteiro interliga os bairros da Iputinga e do Monteiro, sobre o Rio Capibaribe, e ficou paralisada por mais de sete anos. O investimento total é de R$ 43,5 milhões. A passagem cruzará o Rio Capibaribe e beneficiará diretamente 60 mil pessoas. Os dois lados da ponte, conectando as regiões Oeste e Norte do Recife, já estão ligados.
Já a obra do sistema viário tem um valor inicial contratado de R$ 45,7 milhões e prazo de execução até o dia 17 de junho de 2024
A prefeitura lembra que a Ponte Engenheiro Jaime Gusmão irá suprir uma necessidade de interligação entre as duas margens, já que não existe nenhuma ponte para veículos num trecho de quase 5 km do rio. Atualmente, as pontes mais próximas ao longo do Capibaribe, nesta região, são a ponte da BR-101 e a ponte-viaduto Governador Cordeiro de Farias, que liga os bairros da Torre e Parnamirim.