Os bastidores da política nacional, com Romoaldo de Souza

Política em Brasília

Por Romoaldo de Souza
OPINIÃO

Na chegada do novo titular ao Ministério da Saúde, um lavador de carro perguntou se estavam distribuindo a vacina

"Para o lavador de carro a vacina era a prioridade enquanto nós da imprensa nos acotovelávamos em busca de uma informação. Qualquer que fosse", leia a opinião de Romoaldo de Souza

Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 17/03/2021 às 6:29 | Atualizado em 17/03/2021 às 7:05
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e novo titular da Saúde, Marcelo Queiroga - REPRODUÇÃO

O filósofo Agostinho de Hipona (354 — 430), mundialmente conhecido como Santo Agostinho, escreveu no seu tratado chamado de “Confissões” que “a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão. Já a coragem nos impulsiona a mudá-las”.

Faz sentido analisar que Agostinho tinha em mente o pecado, a culpa e a responsabilidade, e que nos dias atuais seria propício falarmos numa palavra que está bem em voga: empatia. “como posso me empenhar em ser empático em uma comunidade maior? Fazer parte de um movimento. Entender a perspectiva dos outros e lutar pelos direitos de quem a humanidade foi marginalizada”, como nos ensina o filósofo australiano Roman Krznaric (1970).

E por que eu fui do Norte da África, no início da era cristã, aos dias atuais, nas arborizadas ruas de Londres, na Inglaterra? A fim de dizer que para tudo há uma conexão, um fato que nos une, um acontecimento que agrega. Mas o que se vê são argumentos cada vez mais antagônicos. Aos poucos vamos nos dando conta que estamos sendo empurrados para a dualidade: nós e eles. E ai que quem não estiver do nosso lado. Comungando dos mesmos objetivos nossos.

No burburinho que formou ontem na porta do Ministério da Saúde, com a chegada do novo titular, ainda houve tempo de um lavador de carro perguntar se estavam distribuindo a vacina da “coronga”, enquanto se esmerava em deixar lustrosos os veículos dos servidores na Esplanada dos Ministérios. Para o lavador de carro a vacina era a prioridade enquanto nós da imprensa nos acotovelávamos em busca de uma informação. Qualquer que fosse.

Pense nisso!

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS