Quem sintonizasse o rádio ontem, para acompanhar o depoimento do cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, Luiz Paulo Dominguetti, precisaria ter em mãos um manual de bons costumes, livros sobre a travessia do gado no Pantanal matogrossense, os poemas épicos A Ilíada e A Odisséia de Homero (928 a.C — 898 a.C), contos da Carochinha e roteiros do extinto programa “Os Trapalhões” com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.
- Após depoimento na CPI, Luis Miranda diz que Ministério da Saúde bloqueou acesso do irmão ao sistema
- Barros rebate denúncias de Miranda e se coloca à disposição da CPI
- É falso que irmãos Miranda forjaram recibos da compra da Covaxin para prejudicar Bolsonaro
- Luis Miranda recebeu oferta de propina para não atrapalhar compra da Covaxin, diz revista
- Depoente exibe áudio atribuído a Luis Miranda na CPI; material será periciado
- Vendedor de vacina que denunciou suposta propina afirma que Luís Miranda era o que "mais incomodava"
O poeta Almir Sater contou uma vez que quando criança ele foi acompanhar a travessia de uma boiada pelos pântanos do Mato Grosso do Sul e se surpreendeu com a cena de uma vaquinha mirrada, fraca de dá dó, sendo devorada pelas piranhas, enquanto o resto do gado atravessava tranquilamente as áreas alagadas. Ontem, na CPI, os senadores insinuaram que Dominguetti não passava de um boi de piranha em meio à boiada que compra e vende vacina na Esplanada dos Ministérios. Boa parte todas elas superfaturadas.
Outro gênero literário lembrado na comissão foram os poemas de Homero e o episódio do Cavalo de Troia. Segundo o poeta grego, o cavalo, oco por dentro, foi um presente aos troianos como sinal do encerramento da guerra, após nove anos de conflito. “Durante a noite, enquanto todos os troianos dormiam, os soldados gregos que estavam dentro do cavalo de Troia saíram e abriram os portões da cidade para os demais combatentes daGrécia”. A cidade de Troia foi reduzida a cinzas. Senadores inconformados com a história pouco verídica de Luiz Paulo Dominguetti chegaram a acreditar que o cabo da PM era uma espécie de Cavalo de Troia que os governistas levaram à CPI da Covid.
- Proposta de propina era de 1 dólar por dose, confirma Dominguetti na CPI da Covid
- Na CPI da Covid, vendedor de vacina reafirma que houve pedido de propina por ex-diretor do Ministério da Saúde
- CPI da Covid: vendedor de vacina confirma proposta de propina e tem celular apreendido
- 'Hoje na CPI foi bonito', diz Bolsonaro após depoimento de Dominguetti, que denunciou propina na compra de vacina
Mas teve mais lendas. Houve quem lembrasse da frase tantas vezes repetidas durante votações de projetos recheados de temas que não têm nada a ver com o assunto: os jabutis. Um senador advertiu à colega, lembrando o ditado popular que sustenta: “jabuti não sobe em árvore, se está lá, foi mão de gente ou água de enchente”. Querendo dizer que a testemunha [Luiz Paulo Dominguetti] foi plantada na CPI para atrapalhar outras investigações.
Com todo o respeito aos espetáculos de circo, mas essa CPI tem horas que vira um picadeiro.
Pense nisso!