Em Pernambuco, a violência aumentou e a impunidade também. Se já não bastam os casos de assassinatos que cresceram nos últimos três meses, o número de investigações solucionadas pela Polícia Civil também apresenta resultados preocupantes. Mês a mês houve redução no rendimento do órgão, como mostram os dados apurados pela coluna Ronda JC.
Em janeiro deste ano, 6.925 inquéritos de crimes em geral foram concluídos pela Polícia Civil e remetidos à Justiça. Em fevereiro, esse número caiu para 5.742. Em março (até o dia 25), a queda foi bem maior. Apenas 819 investigações foram encerradas. Se comparado fevereiro e março, a queda de produtividade foi de aproximadamente 85%.
Vale lembrar que em março teve o início do período de isolamento social. Com isso, também houve mudanças de escalas na Polícia Civil, o que pode ter contribuído para a taxa sofrível de inquéritos concluídos. Mas mesmo com a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, menos pessoas nas ruas, a violência não dá trégua e é preciso maior esforço da cúpula para pensar estratégias que agilizem as investigações e punam os culpados pelos crimes que destroem tantas famílias diariamente.