Pernambuco confirmou, nesta sexta-feira (17), 1.332 novos casos de pessoas infectadas pela covid-19 nas últimas 24 horas. De acordo com boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também foram confirmadas 33 mortes em decorrência da doença. Agora, Pernambuco totaliza 77.423 casos, desde o início da pandemia, com 5.869 óbitos.
TUDO SOBRE A COVID-19
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'
Os números de casos registrados nesta sexta é um pouco menor do que os confirmados na sexta-feira da semana passada, quando o Estado registrou 1.333 casos em 24 horas. Já o número de mortes é bem abaixo, visto que na semana passada Pernambuco confirmou 73 vidas perdidas na sexta-feira.
Com relação aos novos casos, 127 (10%) se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que é quando os pacientes foram internados e/ou tiveram quadros mais graves da doença e 1.205 (90%) como leves, ou seja, os pacientes não demandaram internamento hospitalar e estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, desde o início da pandemia, 21.780 foram diagnosticados como graves e 55.643, leves.
As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram desde o dia 19 de abril, em que 19 (58%) ocorreram de 18 de abril a 13 de julho. Já os outros 14 (42%) óbitos aconteceram nos últimos três dias. Os detalhes epidemiológicos serão repassados pela SES-PE ao longo do dia.
De acordo com a SES-PE, a melhor forma de analisar a evolução do número de casos e a curva de transmissão da doença é a partir das datas de ocorrência dos óbitos e pelas datas de notificação dos casos. Segundo o órgão, a análise pelos informes emitidos diariamente não é indicada, pois, de acordo com eles, há o acúmulo ou a falta de notificações feitas pelas secretarias municipais, unidades de saúde e laboratórios.
Diante disto, a SES-PE afirmou que há uma tendência de queda no número de casos e óbitos em decorrência da pandemia, além de análises apontarem uma redução em todos os indicadores na comparação entre os dias 28 de junho e 4 de julho, e 5 de julho e 11 do mesmo mês.