Os dados referentes à pandemia da covid-19 em Pernambuco foram atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com a pasta, nesta segunda (14) foram confirmados novos 362 casos da doença. Agora, Pernambuco soma 199.046 contágios pelo novo coronavírus, sendo 28.633 graves e 170.413 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Além disso, o boletim registra um total de 172.861 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.113 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 154.748 eram casos leves. O aumento contabilizado hoje é de 8% em relação aos 14 dias anteriores, número que indica uma tendência de estabilidade. Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco é o 13º Estado brasileiro mais afetado em número de casos da covid.
Ainda nesta segunda, foram confirmados novos 15 óbitos, sendo oito femininos e sete masculinos, registrados entre 14 de novembro e 11 de dezembro. Desde o início da pandemia, 9.299 pessoas perderam a vida em Pernambuco por causa da pandemia. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios seguintes municípios:
Os pacientes tinham idades entre 56 e 93 anos. As faixas etárias são:
Do total, 14 tinham doenças pré-existentes:
Para calcular a média móvel é preciso obter a média dos últimos sete dias e comparar com os números de 14 dias atrás. As variações acima de 15%, para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
» Saiba tudo sobre o novo coronavírus
» Estou com sintomas de coronavírus. O que fazer?
» Especialistas alertam sobre sintomas menos comuns do coronavírus
» Veja o que se sabe sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina no combate ao coronavírus
» Veja locais do Recife que atendem pessoas com sintomas leves do novo coronavírus
» Vacina brasileira para o coronavírus entra em fase de testes em animais
» OMS esclarece que assintomáticos transmitem coronavírus: 'Questão é saber quanto'
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:
Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.