O cenário de repique de casos da covid-19 em Pernambuco tem levado a uma pressão cada vez maior na rede hospitalar. Segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, as solicitações por leitos de enfermaria tiveram um aumento de 12% na última semana, em comparação com a anterior. O número de pacientes em vagas de terapia intensiva (UTI) também se mantém elevado, mesmo com a reativação de leitos nos últimos dias. "Preocupa termos, neste momento, quase mil pacientes com suspeita e confirmação de covid-19 internados em leitos de UTI públicos e privados do Estado", disse Longo, em coletiva de imprensa transmitida pela internet nesta quarta-feira (6).
- João Campos confirma que o Recife poderá adquirir vacina contra covid-19 por conta própria
- Com repique de casos de covid-19, Pernambuco ativa vinte novos leitos de UTI no Sertão
- João Campos quer vacinar cerca de 600 mil pessoas do grupo de risco prioritariamente no Recife
- Bolsonaro diz que compra de seringas está suspensa até que preços voltem ao normal
- Pernambuco registra mais 1.604 casos e 22 mortes por covid-19
- Com covid-19 em alta, Pernambuco proíbe eventos com mais de 150 pessoas
O secretário também trouxe números para alertar sobre a alta virulência do novo coronavírus. "A cada três pacientes que desenvolvem quadros graves da doença, ao menos um acaba não resistindo. O vírus pode ser silencioso e inofensivo para uma determinada pessoa, mas para alguém próximo pode ter uma evolução fatal. Não vamos deixar que um verão de descuido e de irresponsabilidades interrompa a vida de pessoas que muitas vezes amamos nem que traga de volta os piores dias da pandemia", frisou Longo.
De acordo com o secretário, a situação atual do Estado demonstra que a população precisa manter uma atenção redobrada com a doença, agindo de forma adequada, cumprindo os protocolos de higiene e seguindo os cuidados de distanciamento social. "O futuro, como sempre dizemos, está em nossas mãos,
porque a dureza dos próximos dias será proporcional às nossas atitudes e ao grau de
descumprimento das normas sanitárias. As aglomerações e os descuidos certamente cobrarão seu
preço, provocando aumento de casos graves, internamentos e óbitos", alertou.
DADOS
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou, nesta quarta-feira (6), 1.604 casos da covid-19. Entre eles, 72 (4,5%) são casos graves e 1.532 (95,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 226.940 casos confirmados da doença, sendo 29.599 graves e 197.341 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.
Dos 951 leitos de UTI da rede pública estadual para pacientes com sintomas de covid-19, 83% permanecem ocupados. Além disso, 67% das 892 vagas de enfermaria estão com pessoas que precisam de acompanhamento por suspeita ou confirmação da doença.