O Estado de Pernambuco sente, dia após dia, uma nova pressão da covid-19 na assistência hospitalar, o que leva a um planejamento para ampliação da capacidade instalada de leitos de terapia intensiva nos próximos meses. No novo hospital de campanha, no bairro dos Coelhos, área central da cidade, o secretário Estadual de Saúde, André Longo, informou que serão 432 leitos, incluindo 132 vagas de terapia intensiva (UTI).
- Pernambuco tem cerca de 1.030 pacientes em UTI com sintomas de covid-19
- Covid-19 pode causar inflamação em canal localizado atrás dos testículos
- Veja o cronograma do Ministério da Saúde para entregar 230,7 milhões de doses de vacinas contra covid-19
- Vacina contra covid-19: Pernambuco estima receber mais 400 mil doses ainda em fevereiro
"Isso dará suporte a uma provável situação de maior aceleração da pandemia nos meses de março e abril", disse o secretário, em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (17). Ele acrescentou que a previsão é que o novo hospital de campanha comece a funcionar entre o fim de março e o início de abril. "Nesse período, espera-se que haja uma maior eclosão de doenças respiratórias no Estado", acrescentou.
Ainda segundo André Longo, ainda faz parte do planejamento do governo estadual a abertura de novos leitos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no bairro de Santo Amaro, área central do Recife, e no Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, na Estância, Zona Oeste da cidade.
Em nota divulgada esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) havia informado que "vem tomando todas as medidas para, diante da necessidade, implantar uma estrutura provisória de atendimento, seguindo os trâmites da administração pública e as recomendações dos órgãos de controle".
A SES ainda acrescentou que "monitora permanentemente a evolução dos indicadores da covid-19, além de realizar, com base nas análises técnicas, diversas projeções de cenários futuros".