PANDEMIA

Com alta taxa de ocupação de UTIs, Pernambuco anuncia abertura de mais leitos de covid-19

O governador Paulo Câmara prometeu a abertura de mais 90 vagas até a sexta-feira (12)

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 09/03/2021 às 21:15 | Atualizado em 09/03/2021 às 21:54
Notícia
X

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), usou as redes sociais na noite desta terça-feira (9) para anunciar a abertura de mais 90 leitos de terapia intensiva para pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Estado até a próxima sexta-feira (12). Na publicação, o gestor afirmou também que 106 vagas já foram abertas nos últimos dez dias como tentativa de desafogar o sistema de saúde público de Pernambuco, que nesta terça-feira (9) registrava 95% de ocupação de leitos de UTI destinados a pessoas com sintomas da covid-19. 

"Nos últimos dez dias, abrimos 106 leitos de UTI em Pernambuco. Até a próxima sexta, outros 90 novos leitos devem entrar em operação. Continuamos aumentando nossa capacidade de atendimento e analisando os números da pandemia, dia a dia", escreveu Paulo Câmara.

No domingo (7), havia 1.057 leitos em todo o Estado - sendo 95% a taxa média de ocupação. Nesta segunda-feira (8), o número subiu para 1.068. Mas a taxa permaneceu com o mesmo resultado, ou seja, mais internações foram registradas.

Ao contrário do que ocorria nos primeiros meses da pandemia, agora as vagas são ocupadas sobretudo pelos mais jovens com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave, principal indicativo da covid-19. A informação foi divulgada pelo presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Casas de Saúde e Hospitais de Pernambuco, George Trigueiro, na semana passada. 

O número de internações de idosos com idade acima de 85 anos caiu nas últimas semanas, o que leva a crer que a vacina já apresenta resultados positivos.

Nas redes sociais, o governador também reforçou que as medidas restritivas anunciadas na semana passada permanecem em vigor, sem alterações. Deste modo, apenas serviços essenciais podem funcionar das 20h às 5h durante a semana, e por todo o dia nos fins de semana. 

"Por enquanto, as medidas restritivas já anunciadas permanecem: só serviços essenciais das 20 às 5h, de segunda à sexta-feira e no próximo final de semana manteremos o fechamento total das atividades não essenciais", afirmou. 

Casos de covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou nesta terça-feira (9), novos 17 óbitos em decorrência da covid-19. Levando em consideração os registros da última semana, Pernambuco tem confirmado em média 28 mortes por dia. O número representa um aumento de 16% na média móvel de óbitos. Essa é a primeira vez em 15 dias que o indicador registrou tendência de alta.

A média móvel é calculada pela soma de registros da última semana dividido por sete. É considerada tendência de alta ou queda quando a variação é superior a 15%, para baixo ou para cima. Esta é a maneira mais eficaz de medir o avanço da pandemia. De acordo com a SES-PE, as mortes registradas nesta terça ocorreram entre os dias 31 de maio de 2020 e 07 de março. Até esta terça, Pernambuco já perdeu 11.224 vidas para a doença.

Novos 1.319 casos da covid-19 também foram registrados nesta terça-feira (9). Entre as confirmações, 35 dos casos, ou 2,7% do total, são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e costumam demandar por internação hospitalar. Os outros 1.284 casos, 97,3% do total, foram considerados leves.

No Estado, a média de confirmações diárias está em 1.220, o que significa uma queda de 11% em comparação com os números registrados há 14 dias. Até esta terça, Pernambuco já confirmou 309.976 casos da doença, sendo 33.114 graves e 276.862 leves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Mais leitos em Petrolina

Dez novos leitos de UTI para tratamento de pacientes com a covid-19 serão abertos no município de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A ampliação, que acontece após uma parceria entre gestão municipal e estadual, chega para desafogar o sistema público de saúde da cidade, que está com 95,5% de ocupação das vagas de terapia intensiva, de acordo com o boletim epidemiológico desta terça-feira (09).

Agora, segundo o prefeito, Miguel Coelho, Petrolina passa a ter 54 vagas na UTI da covid-19. Os leitos devem ser abertos ainda nesta quarta (10), após negociação direta do gestor municipal com a direção do Hospital Promatre de Juazeiro. A prefeitura entrará com a infraestrutura de equipamentos e o Governo do Estado com as demais despesas.

 

Petrolina enfrenta um período delicado por conta do novo coronavírus. Na segunda (8), por exemplo, a cidade sertaneja teve cinco mortes por covid-19, o maior número de óbitos confirmados num único dia desde o início da pandemia. 

 

Tags

Autor