Vacinação diminui em 25% número de infectados pela covid-19 com 85 anos ou mais em Pernambuco

Os primeiros efeitos da imunização já começaram a ser observados, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde
Margarida Azevedo
Publicado em 05/03/2021 às 7:41
Idosos fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a covid-19 Foto: YACY RIBEIRO/JC IMAGEM


Com números crescentes de casos, óbitos e internamentos hospitalares relacionados à covid-19 e projeção de agravamento nos próximos dias, uma boa notícia: em um mês, entre 24 de janeiro e 21 de fevereiro, caiu em 25% o número de pacientes infectados com a doença, em Pernambuco, com 85 anos ou mais de idade. Uma das justificativas é a vacinação desse público. Em contrapartida, houve aumento de doentes nas demais faixas etárias. Entre 20 e 59 anos, subiu 37,8% o total de pacientes. Entre 60 a 84 anos, o aumento ficou em 10,8%.

Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (04) pelo secretário estadual de Saúde, André Longo, que alertou a população para dias "mais duros" pela frente por causa da pandemia. Até ontem, 304.732 pessoas tiveram o novo coronavírus no Estado, das quais 11.090 morreram.

"Estamos no início de um período que deve ser ainda mais duro. Mesmo com a vacinação, que começa a dar os primeiros e promissores resultados e o grande esforço do governo na abertura de mais leitos, o sistema de saúde está no limite de sua capacidade. Não temos escolha: ou enfrentamos a pandemia juntos ou ela nos será superada, causando ainda mais mortes e trazendo muita dor para todos", ressaltou. Os leitos de UTI para doentes de covid-19 chegaram a 94% de ocupação na rede pública e 90% na rede privada, ontem, em Pernambuco.

O primeiro público a ser vacinado no Estado, em janeiro, foi de 85 anos ou mais de idade. A expectativa era vacinar 75.159 pessoas desse grupo. Receberam a primeira dose, nessa faixa etária, 80.161 pessoas (106% dessa população esperada). "Com exceção dessa faixa etária, todas as outras estão com tendência de crescimento nos casos graves. A redução dos doentes com mais de 85 anos pode apontar uma influência positiva da vacinação nessa faixa etária. Pernambuco foi pioneiro usando a vacina AstraZeneca", observou o secretário de Saúde. "Estudos da Universidade de Oxford mostraram que após o 21º dia da primeira dose da vacina já começa a ter os efeitos benéficos. É um sopro de esperança", comentou. "Reduzindo casos graves nessa faixa etária, reduzimos internamentos e diminuímos a mortalidade, que é muito alta em pessoas com mais de 80 anos."

ACERVO PESSOAL - Maria José de Araújo, 89 anos, foi vacinada contra a covid

Em relação aos mais jovens, ele ressaltou a importância do cuidado pois muitos se acham 'invencíveis'. "Os jovens, que sempre dissemos, desde o início da pandemia, costumam ter resultados melhores, mas isso não é unânime, vários que perderam sua vida. Temos observado que há uma reação individual ao contato com o vírus que pode ser inesperada. Os jovens que se acham invencíveis, que vão para as baladas, para a curtição, sem pensar no dia de amanhã podem desenvolver casos graves e ir a óbito ou contaminar pessoas das suas casas", enfatizou André Longo.

ARTES JC - COVID

MAIS LEITOS

Para atender mais pacientes com o novo coronavírus, o Estado vai precisar abrir hoje mais 20 leitos de UTI. As vagas serão no Hospital Memorial Jaboatão, na cidade de mesmo nome, Região Metropolitana do Recife.

Segundo o secretário, outras vagas devem ser criadas nos próximos dias. "Temos a expectativa de colocar mais 40 leitos de UTI em operação. Mas a velocidade da doença tem superado nossa capacidade de abrir novas vagas. O respeito às regras de prevenção precisa ser compromisso de todos", enfatizou.

 

TAGS
Assinante Covid19 idoso pernambuco vacinação
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory