Mais 244 mil doses de vacinas contra a Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz chegaram a Pernambuco às 11h desta quarta-feira (2) no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, no Recife, para somar forças contra a pandemia. Segundo o Governo do Estado, o lote será usado para a primeira aplicação em pessoas com comorbidades e deficiências, além dos trabalhadores da área de educação, dos ensinos básico e superior.
As doses foram levadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para separação por município e posterior envio nesta tarde para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os gestores municipais fazem a retirada.
- Samu Recife segue num platô elevado de envio de ambulâncias para pacientes com sintomas de covid-19
- Pernambuco autoriza vacinação contra covid-19 de pessoas a partir dos 50 anos
- Recife anuncia vacinação contra covid-19 de pessoas a partir dos 55 anos
- Pernambuco registra 3.437 novos casos e 78 óbitos por covid-19 em boletim divulgado nesta terça-feira (1º)
- CPI da Covid: Nise Yamaguchi diz que não sugeriu mudanças na bula da cloroquina
- Covid-19: resultados de testes que investigam possibilidade de nova variante em Pernambuco só devem sair na próxima semana
- Pernambuco apresenta tendência de alta na média móvel de mortes pela covid-19 pelo segundo dia consecutivo
De acordo com a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, os municípios podem avançar para outros grupos prioritários, além das pessoas entre 50 e 59 anos, de acordo com a realidade local.
“Não podemos deixar doses paradas e precisamos proteger o máximo de pessoas para evitarmos casos graves da Covid-19 e óbitos. É importante, ainda, que os gestores municipais fiquem atentos aos grupos que já estavam sendo atendidos, como as gestantes e puérperas e as pessoas com comorbidades, para fazer busca ativa e garantir a imunização de todos”, reforçou.
O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a necessidade do planejamento das ações e da criação de estratégias diversas para otimizar o uso do insumo e assim, chegar à população contemplada. “Temos que dar velocidade à vacinação e fazer uso de todo o insumo que temos disponível”, ressaltou.
Somando esse novo lote, um total de 2.169.170 doses da Astrazeneca/Fiocruz foi entregue ao Estado. Além disso, já foram recebidas 1.959.160 doses da Coronavac/Butantan e outras 115.830 doses da Pfizer/BioNTech, totalizando 4.244.160 vacinas disponibilizadas à população pernambucana.
SEGUNDA DOSE
O Programa Estadual de Imunização também fará a distribuição de 3.950 doses da Coronavac/Butantan destinadas exclusivamente para a segunda aplicação. Ao todo, 82 cidades serão beneficiadas. Segundo a gestão estadual, o quantitativo foi devolvido pelos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Sertânia, "que receberam em troca o mesmo quantitativo da Astrazeneca/Fiocruz. Essa possibilidade de devolução foi pactuada pelo Estado e municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com o intuito de auxiliar as cidades que estão com déficit da segunda dose".
O governo conta que, na segunda quinzena de maio, o programa já tinha encaminhado 58,6 mil doses extras do estoque estratégico para 129 municípios. Contudo, ainda faltaram pouco mais de 49 mil. Com essa entrega, ainda serão necessárias 45.330 doses, para 80 cidades, que já foram solicitadas ao Ministério da Saúde.