Em boletim divulgado nesta terça-feira (20), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 354 casos do novo coronavírus em Pernambuco nas últimas 24 horas. Além disso, também foram confirmadas 46 novas mortes em decorrência da covid-19. Agora, o Estado totaliza 528.522 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 18.388 vidas perdidas.
>> Jaboatão anuncia redução na idade de vacinação contra a covid-19. Confira os detalhes
>> Anvisa autoriza estudo clínico com terceira dose da vacina da AstraZeneca
Entre os casos confirmados nesta segunda, 100 (28%) são considerados graves - se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - e 254 (72%) são leves, ou seja, os pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Do total de casos, 51.257 foram enquadrados como graves e 528.522, leves.
As mortes confirmadas nas últimas 24 horas ocorreram entres os dias 29 de setembro de 2020 e essa segunda-feira (19). Os detalhes epidemiológicos dos pacientes que não resistiram às complicações causadas pela doença serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.
As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Araripina (1), Arcoverde (1), Bodocó (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Camocim de São Félix (1), Caruaru (3), Catende (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Olinda (2), Palmeirina (1), Petrolândia (1), Petrolina (1), Pombos (1), Recife (22), Santa Terezinha (1), São José do Belmonte (1), São José do Egito (1), Sertânia (1) e Vitória de Santo Antão (2).
- Covid-19: novos estudos ajudam a entender o impacto do coronavírus no cérebro humano
- Pfizer: Brasil receberá mais 6,2 milhões de doses esta semana, anuncia ministro
- Recife baixa idade de vacinação contra a covid-19. Veja detalhes
- Covid-19: Anvisa libera realização de estudo com medicamento citado por Bolsonaro, o proxalutamida
- Covid-19: João Campos promete benefícios e descontos em estabelecimentos comerciais para quem está vacinado no Recife
Média móvel
Os novos casos fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 1.035 casos nesta terça-feira. O número representa uma tendência de queda de -44% com relação à média móvel do número de casos de 14 dias atrás.
A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.
Com relação às mortes, o Estado atingiu a média móvel de 32 óbitos, apresentando uma tendência de queda de -24%.
Mais vacinas
Na tarde desta terça-feira (20), o Estado de Pernambuco recebeu uma nova remessa de vacinas destinadas ao combate do novo coronavírus. O voo com 206,5 mil doses da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes. Ainda há previsão de recebimento de mais 52.650 doses da Pfizer, até o final da noite desta terça.
Imunização
Pernambuco já aplicou 5.291.426 doses de vacinas contra a covid19 na sua população, desde o início da campanha de imunização no Estado. Desse total, 1.435.713 pernambucanos completaram seus esquemas vacinais, sendo 1.275.404 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 160.309 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única.