Pernambuco alcançou, nesta sexta-feira (19), a marca de 70,60% da população elegível (maiores de 12 anos) com esquema vacinal completo contra covid-19. Há 5.257.661 vacinados com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.073 com dose única. O resultado é importante, mas o número de pernambucanos com a segunda dose em atraso preocupa. Nessa quinta-feira (18), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que 593 mil pessoas ainda não tinham voltado aos postos para finalizar o processo de imunização.
"São 593 mil pessoas em dívida com a sua própria saúde. Pernambucanos que estão correndo maior risco de se contaminar gravemente com a covid-19. Por isso, reforço meu apelo para que todos se engajem neste processo de vacinação. É fundamental o compromisso de cada um. As vacinas são as principais aliadas de cada um de nós na proteção da nossa própria vida e na vida de todos que estão a nossa volta", reforçou Longo durante coletiva de imprensa.
Pernambuco já aplicou 13.021.829 doses de vacinas contra a covid-19 desde o início da campanha de imunização no Estado, no dia 18 de janeiro deste ano. As primeiras doses somam 7.079.515, o que significa cobertura de 92,03%. Com relação às doses de reforço, já foram aplicadas 511.580.
O Estado tem uma população estimada em 9.674.793. A população elegível para a imunização, a partir dos 12 anos, é de 7.692.429.
No Brasil, até o momento, 157,6 milhões de pessoas receberam a primeira dose e 129,8 milhões tomaram as duas doses ou a dose única da vacina, o que representa que 73,3% da população-alvo completou o ciclo vacinal.
Dose de reforço para maiores de 18 anos
As cidades pernambucanas estão autorizadas a aplicar a dose de reforço contra a covid-19 no público a partir dos 18 anos. O grupo poderá receber a imunização de reforço cinco meses após a finalização do esquema vacinal com duas doses. Para os trabalhadores de saúde e pessoas acima dos 55 anos, o intervalo de quatro meses, pactuado anteriormente, permanece. Também não há modificação no intervalo para as pessoas com alto grau de imunossupressão, que será mantido em 28 dias após a última dose do esquema básico.
Ver essa foto no Instagram
A orientação do Ministério da Saúde é de que a dose adicional aplicada na população entre 18 e 54 anos, preferencialmente, seja Pfizer ou, de maneira alternativa, Janssen ou AstraZeneca.
No Recife, o novo público compreende um total de 12.086 pessoas, até o momento. Da mesma forma como é feito nas doses anteriores, é necessário realizar agendamento no site ou aplicativo do Conecta Recife. No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife.