Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Pernambuco

Surto no Grande Recife: Mais três cidades registram casos de lesões na pele com coceira

Misteriosas para as autoridades sanitárias, pesquisadores e médicos, as lesões provocam manchas avermelhadas na pele, acompanhadas de pequenos caroços, coceira intensa, crostas e até sangramento

Cadastrado por

Bruna Oliveira, Giovanna Torreão

Publicado em 24/11/2021 às 13:03 | Atualizado em 26/11/2021 às 22:11
Os sinais e sintomas mais comuns são lesões na pele e coceira - FREEPIK/IMAGEM ILUSTRATIVA

Atualizada às 22h29

Nesta quarta-feira (24), mais três cidades do Grande Recife confirmaram que estão investigando lesões na pele que provocam coceira. As prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Olinda informaram que investigam 21, 6 e 4 casos, respectivamente. Misteriosas para as autoridades sanitárias, pesquisadores e médicos, as lesões provocam manchas avermelhadas na pele, acompanhadas de pequenos caroços, coceira intensa, crostas e até sangramento. As "lesões cutâneas a esclarecer" também foram registradas no Recife, em Camaragibe e em Paulista.

A gerente de vigilância epidemiológica de Jaboatão, Camila Brito, informou que a maioria dos 21 casos investigados na cidade se concentra nos bairros de Piedade e Prazeres. No entanto, também há registros em Zumbi do Pacheco e Vila Rica. Uma das notificações foi em um bebê de seis meses que está com as pernas e os braços cheios de manchas. A gerência epidemiológica da cidade é a responsável pela apuração dos casos.

Já de acordo coma gestão municipal de São Lourenço, três casos foram registrados no Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC) e três em postos de saúde da cidade.

Em relação ao surgimento de casos em Olinda, a Diretoria de Vigilância em Saúde municipal informou que, nessa segunda-feira (22), foram notificados quatro casos. Os pacientes estão sendo monitorados pela equipe da epidemiologia da cidade a fim de encontrar a origem das lesões.

Recife, Camaragibe e Paulista também possuem registros

Os primeiros registros vêm do começo de outubro, mas a Vigilância Epidemiológica do Recife só ficou ciente da ocorrência no início deste mês, quando recebeu a notificação de cinco casos de crianças com lesões e coceiras na pele, no Córrego da Fortuna e no Sítio dos Macacos, na Zona Norte da cidade.

No último dia 18, quando o JC divulgou o alerta epidemiológico da capital pernambucana, já havia registro de 79 pessoas, com idades entre dois e 96 anos, com os mesmos sintomas. Até a última atualização, nesta quarta-feira (24), Recife acumulava 149 casos.

Há seis pessoas, em Paulista, que já foram notificadas com as lesões na pele. Em Camaragibe, são 78 notificações.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS