Atualizada às 23h25
O Governo de Pernambuco lançou, nesta terça-feira (14), o programa 'Vacina Mais Pernambuco', em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), para acelerar a vacinação contra a covid-19 no Estado.
A ideia é que equipes itinerantes – formadas por vacinadores e registradores equipados com tablets – percorram as cidades em veículos que possibilitam o acesso a áreas mais difíceis. O investimento no programa é da ordem de R$ 5 milhões.
- É enganoso que vacina contra covid-19 tenha provocado aumento de morte de crianças
- Sem agendamento: pontos de vacinação em shoppings do Recife já imunizaram contra covid-19 mais de 23 mil pessoas
- Pernambuco registra 20.336 mortes casos da covid-19 nesta terça-feira (14)
- João Campos vai fazer sorteio de prêmios só para vacinados para incentivar imunização contra covid-19
Segundo o governador Paulo Câmara, a estratégia é reforçar, nos próximos três meses, a busca ativa de pessoas não vacinadas ou que estão em atraso na segunda dose ou dose de reforço.
“O programa foi pensado para dar condições de levarmos aos municípios as vacinas para quem ainda não se imunizou, garantindo todas as doses. Nós queremos chegar até o mês de março do próximo ano – quando ocorre um aumento das doenças respiratórias – com 90% da população vacinada com as duas doses e a dose de reforço”, frisou o gestor estadual.
Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde realizou um levantamento para elencar quais municípios receberão os profissionais. Foram feitas análises dos sistemas de informações de vacinados e também mapeados nos territórios os locais com situação epidemiológica de risco ou com maior número de indivíduos não vacinados.
“O cenário que temos hoje é de uma pandemia entre pessoas não totalmente vacinadas. Assim, vamos ajudar os municípios nesse processo, levando equipes de vacinadores para os locais de difícil acesso, ou onde há maior resistência para a imunização”, destacou o secretário André Longo.
Nesta quarta-feira (15), as equipes vão aos municípios de Água Preta e São Benedito do Sul, na Mata Sul, que pertencem à III Gerência Regional de Saúde (Geres) – região com o maior número de cidades que precisam de atenção para as coberturas vacinais.
Os profissionais estarão nas duas cidades até o próximo domingo (19). Segundo dados obtidos pela SES-PE, até o último sábado (11) Água Preta contava com 89,2% da população com a primeira dose e 51,9% com o esquema vacinal completo; já São Benedito do Sul tinha 59,1% com a primeira e 45,1% com a segunda dose.
“Estamos analisando, em conjunto com os gestores municipais, os índices de vacinação e as localidades com ocorrência de casos, para definirmos os pontos que receberão a estratégia”, pontuou a superintendente de Imunizações da SES-PE, Ana Catarina de Melo.
Covid-19 em Pernambuco
Balanço divulgado nesta terça-feira (14) mostra que o Estado registrou 17 novos casos graves da covid-19. Os dados de casos leves continuam sem divulgação devido à indisponibilidade do sistema E-SUS Notifica do Ministério da Saúde.
Também foram confirmados 11 novos óbitos pela doença. Foram seis mulheres e três homens.
Vacinação
Pernambuco já aplicou 14.192.454 doses de vacinas na sua população desde o início da campanha de imunização no Estado, em 18 de janeiro de 2021.
Com relação às primeiras doses, foram 7.219.914 aplicações (cobertura de 93,86%). Do total, 6.056.914 pernambucanos (78,74%) já completaram seus esquemas vacinais, sendo 5.883.817 pessoas que foram vacinadas com imunizantes aplicados em duas doses e outros 173.097 pernambucanos que foram contemplados com vacina aplicada em dose única. As doses de reforço (terceira dose) aplicadas somam 915.626 doses (cobertura de 11,90%).