Nesta segunda-feira (20), Pernambuco confirmou oito novos casos da covid-19, todos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o Governo do Estado, os dados de casos leves da covid-19 não podem ser divulgados devido a “indisponibilidade do sistema E-SUS” - o sistema do Ministério foi invadido por hackers na última sexta-feira (10) e permanece fora do ar até o momento.
Também foram registrados quatro óbitos. Com os números, o estado totaliza 643.420 casos confirmados da doença, sendo 55.236 graves e 588.184 leves, além de 20.373 mortes. As informações são do boletim epidemiológico. Os óbitos contabilizados foram ocorridos entre 28/10/2021 e 18/12/2021.
Média móvel
Os novos dados fizeram com que Pernambuco atingisse uma média móvel, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, de 12 casos nesta segunda-feira. O número representaria uma tendência de queda de -96% com relação à média móvel do número de casos de 14 dias atrás.
No entanto, a contabilização da média móvel não condiz com a realidade, já que os dados dos números de casos - fator principal da contabilização - não estão sendo repassados devido a instabilidade do E-SUS.
A média móvel é entendida como índice ideal para medir o avanço da pandemia em um local. Ela contabiliza a média dos últimos sete dias (contando com hoje) e compara com 14 dias atrás. Variações acima de 15%, seja para mais ou menos, indicam tendência de alta ou queda, respectivamente. Já abaixo disso, indica estabilidade.