O Recife anunciou, nesta segunda-feira (20), que reforçará a campanha de vacinação contra a gripe. A partir desta terça-feira (21), profissionais da Secretaria municipal de Saúde vão percorrer diversas comunidades da capital levando a vacina contra influenza. O imunizante também estará disponível nos postos já montados em cinco shoppings da cidade, que até agora funcionavam apenas para vacinação contra covid-19. A cidade também conta com 150 salas de imunização.
Nos shoppings, os postos de vacinação sem agendamento prévio funcionam de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h. Confira a localização dos postos de cada centro de compras:
- No RioMar (Pina), o posto de vacinação está no piso L2, próximo à loja Tok&Stok;
- No Tacaruna (em Santo Amaro), está no térreo, próximo à Livraria Leitura;
- No Boa Vista (no Centro da cidade), está no térreo;
- No Plaza Shopping (em Casa Forte), o posto está localizado no estacionamento do piso E3;
- No Shopping Recife (Boa Viagem), está no piso superior, próximo ao cinema.
Para agilizar o procedimento, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).
Até a quinta-feira (23), os profissionais da Secretaria vão percorrer 18 comunidades, das 8h às 12h, realizando vacinação itinerante contra o vírus influenza. Localidades escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso.
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria também vão percorrer as localidades da cidade orientando os moradores que ainda não receberam o imunizante a se dirigirem à sala de vacina mais próxima. Atualmente, a vacina é disponibilizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento, nas 150 salas de vacina da Sesau.
Lista de salas de vacinação do Recife
Confira a programação da vacinação itinerante:
Terça-feira (21)
- Habitacional Ignêz Andreazza - Clube do Conjunto Ignêz Andreazza, Areias (Manhã)
- Comunidade Alto Santa Tereza - Av. Chagas Ferreira, 864, Nova Descoberta - Campo Santa Tereza (Manhã e Tarde)
- Lagoa Encantada - Av. Dr. Benígno Jordão de Vasconcelos, s/n, Lagoa Encantada, Cohab - Associação de Moradores do Parque Residencial Lagoa Encantada (Manhã e Tarde)
Quarta-feira (22)
- Comunidade Santa Terezinha - Rua Mario Albuquerque Cavalcanti, próximo ao centro educativo de Santa Terezinha - Bairro Santo Amaro (Manhã)
- Habitacional Jacarazinho - Rua Pastor Jael Vieira Ferreira, 82, Arruda (Manhã)
- Alto do Mandu - Rua 04 de Março, 297. Na Igreja Batista (Manhã)
- Comunidade do Cardoso - Rua Padre Landin, 392 - Madalena - Associação dos Moradores do Sítio Cardoso (Manhã e Tarde) - também contará com o carro da vacina
- Comunidade do Sancho - Rua Alto Bela Vista, 153, Coqueiral (Manhã)
- Comunidade Ilha de Deus - Escola de Remo - Rua São José, s/n, Marco Zero (Manhã)
- Comunidade Vila Boa Vista - Av. Tancredo Neves, S/N. Brejo da Guabiraba - Ponte Azul (Manhã)
- UR10 - Rua Alto do Herval Novo, s/n, UR 10, Cohab - Próx. ao terminal de ônibus (Manhã)
Quinta-feira (23)
- Habitacional Santo Antônio - Rua Zeferino Agra, 580, Água Fria (Manhã)
- Comunidade Bangu - Rua Cerro Negro, 215, Afogados (Clube Bangu) (Manhã)
- Comunidade Cabo Hermito de Sá - Rua Cabo Hermito de Sá, S/N, Brejo da Guabiraba - Associação dos Moradores (Manhã)
A Prefeitura do Recife aplicou cerca de 455 mil doses da vacina contra gripe e o único grupo a atingir a cobertura da Campanha Nacional contra Influenza preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 90%, foi das puérperas. Os demais ainda não atingiram os percentuais definidos pelo órgão federal: idosos (65,8%), trabalhadores da saúde (68%), gestantes (86,7%) e crianças (89,6%).
Pernambuco confirma morte e circulação comunitária da gripe H3N2
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (20), a circulação comunitária da influenza A (H3N2). Há 42 casos identificados critério laboratorial e um por clínico-epidemiológico. Um dos pacientes foi a óbito no domingo (12).
Os infectados são oriundos de 14 municípios, espalhados por todas as regiões do Estado, além de um de Niterói, no Rio de Janeiro.
"Precisamos lembrar que a influenza é uma doença sazonal, que já vem sendo confirmada em diversos Estados brasileiros. Apesar de preocupante, a circulação da influenza A (H3N2) deve ter uma menor repercussão em casos graves e internamentos quando comparadas às ocorrências da Covid-19. Precisamos, neste momento, de uma atenção redobrada, principalmente para as crianças, os idosos e pessoas com comorbidades severas, já que são grupos com maior risco para agravamento pela influenza", explicou o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante coletiva de imprensa.
O secretário de Saúde também afirmou que foi comunicado, neste último final de semana, por unidades privadas de saúde e por Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), do aumento de pacientes com sintomas gripais, quadros que podem ser provocados por diversos vírus, como a covid-19 e a influenza, além de outros agentes.
“Neste momento, é de suma importância que todos os pacientes com quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag) sejam testados para covid-19 e, se negativarem, as amostras serão testadas no Lacen para uma possível infecção pela influenza. Também é fundamental redobrarmos os cuidados, especialmente com o uso da máscara, uma medida comprovadamente eficaz para controlar diversas doenças, incluindo a covid-19 e a influenza. Se a grande maioria das pessoas usar a máscara corretamente, vamos evitar as contaminações, o estrangulamento da rede de saúde e que vidas sejam perdidas para a covid e também para a influenza. A máscara pode ser um pouco desconfortável, mas salva a sua vida e pode impedir que você seja responsável pelo adoecimento de alguém que ama”, frisou.