Fruto de uma parceria entre a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), da Universidade de Pernambuco (UPE), pesquisa realizada no Recife busca voluntários de 18 a 65 anos que são tagabistas.
O objetivo do estudo, que tem à frente a médica Maria Cristina Montenegro, é avaliar uma nova técnica não invasiva de neuromodulação para diminuir a vontade de fumar.
Não podem participar da pesquisa pessoas que estão em tratamento para o tabagismo, indivíduos que têm marcapasso ou outros dispositivos elétricos implantáveis, assim como pessoas com doenças crônicas graves.
A iniciativa faz parte do mestrado de Maria Cristina, que é orientada pelos psiquiatras Pedro Shiozawa e Katia Petribú. O tabagismo, reconhecido como uma doença crônica, é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.
Para participar do estudo no Huoc, é necessário ter completado o esquema de vacinação contra a covid-19. Para informações, triagem e inscrições, pode-se entrar em contato com os pesquisadores pelo 81 99754-9805 (WhatsApp).