Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
alimentação saudável

DIA DO NUTRICIONISTA: "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio"

A nossa saúde também está diretamente relacionada ao que comemos. O Dia do Nutricionista é comemorado em 31 de agosto; veja como surgiu a data

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 31/08/2022 às 6:04
Alimentos que aumentam a imunidade - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

Neste Dia do Nutricionista, vale recordar uma frase de Hipócrates, o pai da medicina: "Que seu remédio seja seu alimento e que seu alimento seja seu remédio".

Apesar de antigo, esse é um pensamento que se faz, cada dia, mais atual. Todos nós crescemos ouvindo que "somos o que comemos". E está mais evidente que a saúde do ser humano está também diretamente relacionada à nutrição. 

A adoção de um estilo de vida saudável tem sido associada a benefícios adicionais além da nutrição.

Quando nos alimentamos de forma balanceada, ganhamos um maior potencial para prevenir uma série de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes tipo 2hipertensão e doenças cardiovasculares.

Além disso, a ciência já comprova que a nossa dieta tem impacto no desenvolvimento neurocognitivo. 

Por isso, os nutricionistas exercem um papel essencial para manter corpo e mente saudáveis.  

Quando surgiu o Dia do Nutricionista?

A data em homenagem aos nutricionistas foi instituída em 1949 pela Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) e tem como um de seus objetivos conscientizar a população sobre a importância da função dos alimentos, que vai muito além de simplesmente nos manter saciados. 

"O nutricionista é o profissional habilitado e destinado a trabalhar com questões ligadas ao alimento e à alimentação. Ele é indispensável no processo de promoção de hábitos saudáveis. Além disso, tem o dever de defender o direito à alimentação de qualidade, levando em consideração as práticas socioeconômicas e culturais da população", explica a nutricionista Juliana Ricarte, professora da Estácio. 

Ela destaca que, nos últimos anos, a sociedade tem vivido um processo de transição nutricional e consequentemente é possível perceber o aumento na incidência de doenças crônicas não transmissíveis. "O alimento tem papel importantíssimo nesse contexto, pois conseguimos proteger a nossa saúde por meio dele", defende. 

Dia do nutricionista chama atenção para a obesidade 

A data também acende um alerta sobre os distúrbios de peso. De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade 2022, publicado pela Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation), a doença deve atingir quase 30% da população adulta do Brasil em 2030.

Segundo a entidade, o Brasil está entre os 11 países onde vive a metade das mulheres com obesidade. 

O levantamento também prevê que 1 bilhão de pessoas em todo o mundo viverão com obesidade em 2030 (17,5% de toda a população adulta).

Segundo o Atlas, uma a cada cinco mulheres e um a cada sete homens estarão com obesidade daqui a oito anos

"Dessa forma, é de extrema necessidade abordar sobre o assunto para que, cada vez mais, as pessoas tenham consciência para se alimentar de forma correta e saudável. A obesidade é um fator de risco para várias outras doenças, como câncer, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares e cerebrovasculares, apneia do sono e diabetes", adverte Juliana Ricarte.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS