Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
bom para tosse

Confira 4 CHÁS para TOSSE; bebida pode aliviar sintomas de doenças respiratórias

Nutricionista lista quatro chás que servem para combater tosses, resfriados e outras doenças respiratórias

Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 05/10/2022 às 8:47 | Atualizado em 08/10/2022 às 14:04
Chás podem ser grandes aliados para a saúde, por reforçar a imunidade e ajudar no combate a tosses e resfriados - Teona Swift/Pexels

Uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, o chá teve origem na China há mais de dois mil anos antes de Cristo.

Com o tempo, o chá se popularizou em todo o mundo e é visto como um grande aliado da saúde, contribuindo na imunidade e no combate a tosses e resfriados, por exemplo.

De acordo com a nutricionista Juliana Gonçalves, especialista em fitoterapia e professora do curso de nutrição da Estácio, todas as plantas possuem fitoquímicos.

"São princípios ativos que agem de forma terapêutica no organismo. Então, o que chamamos popularmente de 'chás' impacta sim em nosso corpo", explica.

A nutricionista comenta ainda que algumas plantas usadas para chás têm fitoquímicos antioxidantes.

Assim, atuam diretamente na imunidade e auxiliam na prevenção e combate de doenças respiratórias.

LEIA TAMBÉM: Veja 3 RECEITAS de XAROPE para aliviar a TOSSE

BOM PARA TOSSE

A nutricionista explica que alguns chás são bons para combater tosses e resfriados, assim como outras doenças respiratórias.

Veja quatro chás que são bons para combater tosses e resfriados:

Chá de Gengibre

Chá de gengibre auxilia no reforço da imunidade - Maria Tyutina/Pexels

Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Por isso, além de combater tosses e resfriados, pode auxiliar com dores de garganta.

Chá de Guaco

Chá de guaco tem propriedades antitussígenas - Ahmed Aqtai/Pexels

O guaco é uma espécie muito empregada em doenças respiratórias, principalmente por causa do controle da tosse (ação antitussígena) e por atuar nos brônquios (ação broncodilatadora).

Chá de Eucalipto

Chá de eucalipto tem propriedades benéficas para combater doenças respiratórias - Madison Inouye/Pexels

O óleo essencial do eucalipto, tanto por via oral como inalatória, tem ação expectorante, fluidificante e antisséptica da secreção brônquica.

Independentemente da via de administração, é eliminado principalmente por via pulmonar, o que justifica o uso em doenças das vias respiratórias.

Além disso, os princípios ativos mentol e cânfora produzem a sensação refrescante na mucosa nasal.

Chá de Alho

Chá de alho traz benefícios à saúde - John-Mark Smith/Pexels

Possui propriedades expectorantes e antissépticas, que atuam diretamente na respiração. Por isso, auxilia a combater gripes, tosses e resfriados.

SAQUINHO DE CHÁ, COMO FAZER?

A nutricionista indica que não seja acrescentado açúcar ou outra forma de adoçante no preparo do chá. Além disso, recomenda o uso da planta in natura, fresca ou seca.

"Os chás industriais, de saquinho, geralmente vêm com pouca quantidade de planta. Então, é preferível sempre a utilização in natura para um melhor aproveitamento das propriedades", explica.

Apesar dos benefícios das plantas na saúde, Juliana lembra que os chás sozinhos não conseguem ser os responsáveis por garantir a integridade do sistema imunológico.

A saúde precisa, portanto, ser cuidada de forma integral.

"Somente tomar um chá não vai prevenir resfriado ou gripe. A nossa imunidade é um conjunto de ações, que incluem uma boa alimentação, dormir bem e se exercitar", acrescenta. 

Veja também: Conheça chás e sucos que ajudam a baixar o colesterol

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A nutricionista Juliana Gonçalves, afirma ainda que as plantas também podem ser consumidas de outras formas, inseridas na alimentação.

"Hoje a gente fala muito do termo fitogastronomia ou culinária curativa, que é trazer essas plantas para a nossa alimentação diária", explica Juliana.

LEIA TAMBÉM: Veja 4 tipos de chás para EMAGRECER e PERDER a BARRIGA

No entanto, é preciso estar alerta para exageros, que podem impactar a saúde de forma negativa.

"Toda planta tem fitoquímicos que agem no organismo; não podemos consumir o dia inteiro. Para cada planta, temos quantidades específicas para um consumo adequado", completa.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS