A dieta low carb é uma estratégia alimentar bastante procurada por quem deseja reduzir o peso corporal de maneira rápida e efetiva.
Pessoas inseridas em uma dieta low carb devem diminuir ao máximo o consumo de alimentos fonte de carboidratos e compensar o cardápio com proteínas e gorduras.
Contudo, especialistas alertam que a adesão a dietas low carb deve ser feita sob acompanhamento de um nutricionista, devido aos efeitos colaterais manifestados.
"Devido ao corte do carboidrato, principal fonte de energia do corpo, sintomas desagradáveis podem aparecer", explica Fabrícia Padilha, mestre e coordenadora do curso de Nutrição na Faculdade de Saúde de Pernambuco (FPS).
Efeitos colaterais da dieta low carb
Geralmente, os efeitos colaterais da dieta low carb se manifestam quando não há acompanhamento de um profissional envolvido na readequação alimentar.
Alguns dos principais efeitos colaterais são:
- fadiga ao realizar exercícios físicos
- cansaço
- baixa energia
- imunidade reduzida
- irritabilidade
- ansiedade
A dieta low carb é uma dieta individual
É comum que pessoas busquem na internet dietas e cardápios low carb predefinidos, ou que tentem se basear a partir de recomendações alheias, contudo, essa prática não é recomendada.
Isso porque dietas low carb são calculadas individualmente, por um nutricionista, com base na realidade e necessidades alimentares de um determinado paciente.
A adesão a dietas predefinidas, além de não apresentar resultados agradáveis, também pode ocasionar problemas de saúde, como baixa imunidade.