O transtorno borderline é uma das doenças abordadas na nova novela "Todas as Flores", lançada no streaming da Globo, condição da personagem Joy (Yara Charry).
Na novela, Joy é filha de Luis Felipe, interpretado por Cassio Gabus Mendes, e possui frequentes mudanças de humor e relações interpessoais instáveis, características do borderline.
O QUE É TRANSTORNO BODERLINE?
O transtorno de personalidade borderline (TPB) é uma doença mental considerada grave, em que o portador apresenta um padrão generalizado de instabilidade nas suas relações cotidianas.
A condição afeta tanto as relações interpessoais da pessoa com borderline, quanto sua percepção de autoimagem e afeto, o que pode resultar em comportamentos impulsivos.
Além disso, umas das consequências do transtorno é o comprometimento funcional e o surgimento da crise de borderline, principalmente na adolescência e no início da fase adulta.
LEIA MAIS: BORDERLINE TESTE: você conhece os SINTOMAS do transtorno? Faça o teste de borderline
De acordo com o médico Vital Fernandes Araújo, uma das formas de identificar o transtorno de borderline é pelo padrão generalizado de instabilidade associado à impulsividade acentuada.
“Crianças e adolescentes com TPB apresentam taxas aumentadas de hospitalização por ideação ou tentativa de suicídio, comorbidades mais graves e pior funcionamento clínico e psicossocial, semelhante ao observado em adultos", revelou Vidal.
"Infelizmente, o diagnóstico e o tratamento do TPB são muitas vezes tardios, levando a um resultado menos favorável", acrescentou.
"Isso é especialmente verdadeiro em pacientes com TPB de início precoce (os mais jovens), nos quais a detecção e a intervenção terapêutica são geralmente atrasadas”, finalizou o especialista.
LEIA MAIS: TRANSTORNO BORDERLINE: Borderline tem cura? Veja os 4 tipos de Borderline
O diagnóstico do transtorno de borderline, segundo o médico, se baseia em quatro pilares:
- Entrevista detalhada com o médico ou profissional de saúde especializado em doenças mentais;
- Avaliação psicológica através de questionários ou outras metodologias;
- Histórico médico;
- Realização de exames;
- Avaliação dos sinais e sintomas.
Tais características podem ser observadas em diversos contextos, diante dos critérios de identificação dos primeiros sinais do borderline, que devem ser reconhecidos precocemente.
LEIA MAIS: BORDERLINE: veja 6 FAMOSOS que sofreram com TRANSTORNO BORDERLINE e você não sabia
10 SINTOMAS DE BODERLINE MAIS COMUNS:
Os principais sintomas do transtorno de borderline são:
- Medo intenso do abandono (real ou imaginário) com tentativas frenéticas para evitá-lo;
- Relações interpessoais instáveis e intensas;
- Idealizar e desvalorizar outra pessoa com facilidade e extremismos;
- Distúrbio de identidade com instabilidade recorrente da autoimagem;
- Impulsividade em, ao menos, dois contextos potencialmente autodestrutivos (contexto financeiro, sexual, abuso de substâncias, direção imprudente, compulsão alimentar);
- Comportamento suicida persistente, com gestos, ameaças ou automutilação;
- Instabilidade afetiva com rápidas mudanças de humo (a duração pode ser de algumas horas ou alguns dias);
- Sensação de vazio persistente;
- Descontrole dos sentimentos de raiva, de forma inadequada ou excessiva, o que pode resultar em brigas físicas;
- Pensamentos paranoicos transitórios diante de sintomas dissociativos graves e estresse.
LEIA MAIS: BORDERLINE O QUE É: entenda o TRANSTORNO BORDERLINE e como reconhecer uma pessoa com a doença
Compra compulsiva: entenda como funciona o descontrole financeiro
O QUE FAZER DURANTE UMA CRISE DE BORDERLINE?
A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.
Os momentos mais propícios da pessoa ter uma crise de borderline é quando está passando por conflitos emocionais difíceis, em contato recente com mortes, separações, brigas ou abuso sexual.
Uma maior frequência da crise de borderline ocorre, geralmente, na adolescência e na juventude, tendendo a diminuir a partir da fase adulta.
É importante que as pessoas ao redor saibam como agir nas situações em que o portador do transtorno esteja com uma crise de borderline, mantendo a calma e prestando a assistência correta.
Normalmente, quando o indivíduo já possui um diagnóstico e está em tratamento, detêm de um remédio receitado pelo psiquiatra que pode ser útil em situações de crise de borderline.
LEIA MAIS: COMO DIMINUIR A ANSIEDADE: Veja 3 dicas de como acalmar ansiedade rapidamente