O nome "triglicerídeos" pode soar familiar para algumas pessoas que já fizeram exames de sangue com a intenção de conferir as taxas de colesteróis presentes no sangue.
Contudo, você sabe qual a diferença do colesterol para o triglicérides? E quais são os alimentos podem ser perigosos para pessoas com os triglicerídeos altos? Confira nesse artigo.
O QUE É TRIGLICÉRIDES NO EXAME DE SANGUE?
Embora também seja uma gordura, assim como o colesterol "bom" (HDL) e o colesterol ruim (LDL), os triglicerídeos possuem a funções de reserva de energia.
Quando nós comemos mais do que deveríamos, o nosso corpo transforma essa gordura em triglicerídeos, a armazenando para quando precisarmos.
Diferente do que se imagina, os triglicérides também são formados através do consumo de carboidratos, e não apenas de gorduras. Além disso, assim como o colesterol, os triglicerídeos também são produzidos por nosso fígado.
QUAL O NÍVEL NORMAL DE TRIGLICÉRIDES NO SANGUE?
O consenso entre os médicos cardiologistas é de que os níveis de triglicerídeos em nosso sangue devem estar sempre abaixo de 150 mg/dL.
Nos casos em que os triglicerídeos estiverem acima de 150, é importante que a pessoa procure ajuda médica para reduzir os níveis dessa gordura, que pode provocar doenças cardiovasculares quando em excesso.
ASSISTA - Alimentos que ajudam a baixar o colesterol
VEJA OS ALIMENTOS PERIGOSOS PARA QUEM TEM TRIGLICERÍDEOS ALTO
Visto anteriormente, os níveis elevados de triglicerídeos - junto a elevação das taxas de colesterol HLD e LDL - podem ocasionar o aparecimento de doenças cardiovasculares como AVC e infarto.
Pessoas com triglicerídeos altos e com tendência a aparecimento de doenças cardiovasculares, devem buscar acompanhamento médico e, principalmente, adotar um estilo de vida saudável a partir da alimentação.
Reduzir o consumo de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas, acarreta a diminuição de 20% a 30% dos triglicerídeos presentes no sangue e no fígado.
Além disso, reduzir a ingestão de açúcares é um dos fatores de grande importância para prevenir o aumento dos triglicerídeos.
Outro fator a ser considerado é a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas em conjunto com alimentos gordurosos. Hábito bastante comum em churrascos do fim de semana.
TRIGLICERÍDEOS - COMO PREVENIR
Assim como o colesterol alto, os triglicerídeos não apresentam sintomas imediatos quando estão elevados (superiores a 150 mg/dL). A detecção dessa gordura só pode ser feita através de exames (hemograma).
Por isso, é importante que as pessoas façam exames de sangue, ao menos uma vez ao ano, para verificar os níveis de triglicerídeos e do colesterol.
Caso os níveis estejam elevados, o acompanhamento médico com um cardiologista deverá ser iniciado. É o médico quem dirá qual estratégia deverá ser seguida pelo paciente.