Se você já fez exames para medir as taxas do seu colesterol ou já leu sobre este assunto, provavelmente se deparou com os triglicerídeos e se perguntou o que são e para quê eles servem.
Nesse artigo, iremos te ajudar a entender um pouco mais sobre o que são triglicerídeos; para que servem; os riscos de ter uma taxa de triglicerídeos muito alta e como reduzi-las.
O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS
Assim como o colesterol, os triglicerídeos também são um tipo de gordura que circula em nossa corrente sanguínea. Os triglicerídeos, porém, possuem uma função e origem diferente do colesterol.
Os triglicerídeos são gorduras produzidas em nosso organismo a partir de nossa alimentação e servem como fonte de energia.
TRIGLICERÍDEOS ALTO É PERIGOSO?
A resposta para a pergunta é: sim, e muito.
Por se tratar de um tipo de gordura, os triglicerídeos, quando em excesso, podem desencadear uma série de complicações de saúde a longo prazo.
É importante considerar que os triglicerídeos não apresentam sintomas pontuais relativos ao seu excesso, mas estão associados às doenças cardiovasculares, como AVC, angina, infarto e a doença arterial obstrutiva periférica.
QUAL É A TAXA IDEAL DE TRIGLICERÍDEOS NO CORPO?
As taxas de triglicerídeos podem ser conferidas através do resultado de um exame laboratória, onde também constam os níveis de colesterol LDL e HDL no sangue.
Confira agora esta tabela e veja quais são os níveis de triglicerídeos que vão de normal a muito alto, e suas quantidades.
Nível | Quantidade |
Normal | menos de 150 mg/dL |
Acima do normal | a partir de 150 até 199 mg/dL |
Alto | a partir de 200 até 499 mg/dL |
Muito alto | de 500 mg/dL a cima |
Veja também: COLESTEROL: veja os valores de colesterol ideais para a saúde
COMO DIMINUIR OS NÍVEIS DE TRIGLICERÍDEOS?
A boa notícia para as pessoas que desejam reduzir as taxas de triglicerídeos é que, diferente do colesterol, esse lipídio pode ser reduzido mais facilmente.
Mude seus hábitos alimentares: diminua o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas e os substitua por alimentos in natura, como peixes e óleos vegetais.
Leia também: Veja alimentos PERIGOSOS para quem tem TRIGLICERÍDEOS ALTO
Pratique exercícios físicos diariamente: tentar se exercitar por pelo menos 30 minutos, todos os dias ajuda a diminuir os triglicerídeos e estimula a produção do colesterol “bom” HDL, que promove a proteção do corpo.
Diminua o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro: as bebidas alcoólicas possuem uma grande concentração de calorias e açúcar, já os cigarros são grandes depressores do colesterol HDL. Ambos potencializam o acúmulo dos triglicerídeos.
Vá a um médico e faça exames: já é consenso entre os médicos de que as pessoas, a partir dos 20 anos, devam realizar exames para medir o nível de triglicerídeos e do colesterol no sangue.
Além disso, pessoas com histórico familiar de AVC, infarto e outras doenças cardiovasculares associadas aos altos níveis de triglicerídeos, não devem deixar de procurar um profissional de saúde para avaliar sua condição física.
REFERÊNCIAS
Drauzio Varella
https://drauziovarella.uol.com.br/podcasts/drauziocast/triglicerides-e-colesterol/
Mayo Clinic