O futuro do piso salarial da enfermagem foi discutido nesta quinta-feira (8), durante a 548ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Entre as principais pautas, foram debatidas as alternativas propostas no Congresso Nacional para que o piso salarial da enfermagem seja aplicado no contracheque da categoria.
Os profissionais beneficiados pelo reajuste previsto na Lei 14.434 são enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnicos e parteiras, que lutam por valores justos no seu piso salarial nacional.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: Categoria tem CONQUISTA IMPORTANTE
O QUE FOI DECIDIDO NA REUNIÃO EM FAVOR DO PISO?
O encontro contou com a participação do recém-eleito deputado estadual Gilmar Júnior (PV-PE) e da deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), que estabeleceram prazos para o processo do piso salarial da enfermagem.
LEIA MAIS: Senador envia ao STF pedido de REVOGAÇÃO da SUSPENSÃO do piso salarial enfermagem
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 27/22 é um exemplo de alternativa sólida, como fonte de financiamento para o piso salarial da enfermagem, que teve votação prevista para a próxima semana.
“Estamos otimistas com a aprovação dessa PEC. Contem com o nosso apoio na Câmara Federal. Meu compromisso é com a implementação do piso para toda a categoria. O apoio de cada entidade nessa luta é fundamental”, afirmou Zanotto.
A PEC 27, de autoria do deputado Mauro Benevides (PDT-CE), busca conseguir auxílio financeiro da União para que estados, municípios, Distrito Federal e entidades filantrópicas paguem o reajuste.
LEIA MAIS: GERALDO ALCKMIN recebe Carta da Enfermagem com reivindicações para o piso salarial da enfermagem
A proposta foi apensada à PEC 390/2014 em novembro, com o objetivo de pular algumas etapas constitucionais e acelerar o processo de aplicação do piso salarial da enfermagem.
Uma Comissão Especial foi criada na Câmara dos Deputados para que, em 10 sessões, a matéria seja analisada e possivelmente aprovada em favor ao piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
De acordo com a presidente do Cofen, Betânia Santos, a luta pela valorização da enfermagem continuará acontecendo até que seus direitos sejam alcançados.
Não iremos descansar até que o piso esteja nos contracheques de todos os profissionais de Enfermagem do país. O Cofen é protagonista nessa luta que enfrenta tantos percalços. Seguimos atuantes pelas pautas da nossa categoria. Esse é o nosso dever!Betânia Santos
LEIA MAIS: NOVO GOVERNO de LULA firma compromisso com o piso salarial da enfermagem
Além disso, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Gilmar Júnior, reforçou o otimismo diante da PEC 27/22 para o piso salarial da enfermagem.
“Carmen Zanotto aponta saídas e estratégias de maneira muito otimista e isso dá forças para continuarmos. Enquanto sistema, precisamos seguir cada vez mais unidos e também pacientes. Todos os esforços devem se voltar para a aprovação da PEC 27. Estamos em força-tarefa”, declarou.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM ÚLTIMAS NOTÍCIAS: veja as atualizações da primeira semana de DEZEMBRO