A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em equilíbrio. Isso evita o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer.
Veja 7 alimentos que ajudam a baixar o colesterol.
COLESTEROL ALTO
O colesterol é um tipo de gordura que engloba parte da estrutura das células do cérebro, nervos, pele, músculos, fígado, intestinos e coração.
Em níveis normais, o colesterol desempenha funções fundamentais para o organismo humano. Por outro lado, se em excesso, pode causar entupimento das artérias, acarretando em doenças cardiovasculares.
O colesterol no sangue circula ligado a lipoproteínas chamadas de HDL (colesterol bom) e LDL (colesterol ruim).
O LDL em abundância pode causar doenças cardíacas. Já o HDL, ou colesterol bom, em demasia até protege das doenças cardíacas.
Identificar o colesterol alto é fundamental na prevenção de diversas doenças. O primeiro passo para o controle do colesterol é consultar um endocrinologista.
DIETA PARA COLESTEROL ALTO
Segundo a nutricionista Fabiana Albuquerque, da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), mudanças no estilo de vida podem ajudar no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
O primeiro passo para isso mudar a dieta. As mudanças devem incluir consumir menos gordura saturada, açúcar refinado, farinhas refinadas e álcool.
Adicionar mais frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e gorduras insaturadas (consideradas gorduras boas) à dieta pode ajudar a diminuir em 10%.
Dessa forma, a alimentação saudável e atividade física regular favorecem o aumento de HDL.
Quando a alimentação é rica em gordura de origem animal, o LDL fica acumulado no sangue, podendo depositar-se no interior dos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
Confira 7 alimentos que controlam o colesterol alto:
- Peixes;
- Aveia;
- Azeite;
- Chocolate amargo;
- Laranja;
- Soja;
- Linhaça.
Peixes
Os peixes são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta.
Aveia
Aa aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso corpo. A substância é capaz de retardar o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade.
A aveia também melhora a circulação, controla a glicemia (açúcar no sangue) e inibe a absorção de gordura (colesterol).
Azeite
O azeite é fonte de ácido oleico, que regula as taxas de colesterol e protege contra doenças cardíacas. Faz bem ao aparelho cardiocirculatório e para controlar o diabetes do Tipo 2, o que a taxa glicêmica.
Chocolate amargo
Apesar de parecer contraditório, o chocolate pode fazer parte da sua dieta. Contudo, ele precisa ser amargo, isso porque esse tipo de chocolate é rico em flavonoides (substâncias que diminuem o LDL).
Laranja
Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na laranja, diminuem os níveis de LDL (colesterol ruim) no organismo, uma vez que limitam a absorção do colesterol no intestino.
Soja
A soja pode ajudar a diminuir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), além de fortalecer o organismo de infecções.
Linhaça
A linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3. Portanto, é responsável por prevenir doenças cardiovasculares, além de evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total e de LDL colesterol (ruim) e aumentar as de HDL colesterol (bom).
Confira sucos para baixar o colesterol
CINCO SINAIS DE QUE O COLESTEROL ESTÁ ALTO:
REFERÊNCIA
13 alimentos que controlam o colesterol alto - Instituto Goiano de Oncologia e Hematologia
13 ALIMENTOS PARA BAIXAR O COLESTEROL PARA ADICIONAR À SUA DIETA - Heathy Line