O Fórum Nacional da Enfermagem promoveu um debate no Fórum Social Mundial, nesta terça-feira (24), que recebeu diversos líderes para discutir pautas da saúde, incluindo o piso salarial enfermagem.
LÍDERES REAFIRMAM COMPROMISSO COM O PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
O tema da reunião, realizada em Porto Alegre, foi: “Diálogos sobre o Trabalho da Enfermagem no Brasil: condições, conquistas, desafios e perspectivas”.
A mesa de discussão focada no piso salarial da enfermagem foi coordenada pelo presidente da CNTS, Castagna, em conjunto com outras entidades de saúde do país.
De acordo com o Fórum da Enfermagem, os líderes garantiram estar dispostos lutar a favor da chegada do piso salarial da enfermagem no contracheque da categoria, de forma acelerada.
Todos os representantes do Executivo e Legislativo reafirmaram seu compromisso para viabilizar o pagamento do piso salarial da enfermagem na maior brevidade possível.Fórum Nacional da Enfermagem
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
DETALHES DO DEBATE FAVORÁVEL AO PISO SALARIAL ENFERMAGEM:
Além do piso salarial da enfermagem, o debate do Fórum Social Mundial também abordou outros temas essenciais para a saúde pública, como:
- Jornada de 30h;
- Valorização da profissão;
- Valorização da formação;
- Articulação da categoria;
- Mobilização da sociedade;
- Papel da enfermagem na pandemia e na força nacional pelo povo Yanomami.
LEIA MAIS: PLANO DE AÇÃO é DEFINIDO em Câmara Municipal para garantia do piso salarial enfermagem
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, não pôde comparecer, mas enviou outro representante do Ministério, que participou de forma remota para discutir o piso salarial enfermagem.
A coordenação geral foi liderada pela presidenta da Aben, Jacinta Sena, e houve participação remota das deputadas federais Alice Portugal e Carmen Zanotto e do ministro das Relações Institucionais do governo Lula, Alexandre Padilha.
LEIA MAIS: LULA recebe em mãos documento que solicita a aplicação do piso salarial enfermagem