O álcool se trata de uma substância presente em diversas bebidas bastante consumidas nos dias atuais pela sociedade de uma forma geral.
No período de férias, a ingestão de líquidos com essa substância tende a aumentar, o que pode causar vários problemas à saúde.
Para aqueles que estão fazendo dieta, o consumo de bebidas alcoólicas pode comprometer toda uma dieta e seus benefícios.
COMO COMEÇAR UMA DIETA PARA EMAGRECER: ENTENDA COMO O ÁLCOOL PREJUDICA O REGIME ALIMENTAR
As bebidas alcoólicas trazem para o indivíduo que ingere tais líquidos as intituladas “calorias vazias”, ou seja, sem valor nutricional adequado.
O excesso do consumo de bebidas alcoólicas traz problemas ligados ao sobrepeso e obesidade, mudando o estado da flora intestinal.
De acordo com a nutricionista Sandra Lima, o álcool interfere em diversas partes do organismo humano:
“O álcool favorece o acúmulo de gorduras no organismo, principalmente na região abdominal, interfere nas fibras musculares do tipo 2, associadas ao desenvolvimento de massa muscular, e causa indisposição no dia seguinte, interferindo nos treinos”, pontuou.
DIETA SAUDAVEL PARA EMAGRECER: ENTENDA COMO FAZER UM CONSUMO CONSCIENTE DE BEBIDAS ALCOÓLICAS
Cerca de 55% dos brasileiros costumam ingerir bebidas alcoólicas, de acordo com estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro do Fígado (IBRAFIG), em 2022.
Outro dado preocupante do relatório, é que cerca de 18,8% consomem bebidas alcoólicas de forma abusiva, o que gera consequências danosas ao organismo.
Por conta disso, em um longo período de tempo, o consumo excessivo pode não apenas comprometer a dieta para emagrecer, mas causar doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres.
Porém, ainda de acordo com a nutricionista Sandra Lima, há maneiras de consumir de forma menos danosas para o organismo bebidas alcoólicas com algumas recomendações:
“É importante consumir sempre com moderação e de forma intercalada com água, hidratando-se bem”.
“Procure também fazer escolhas menos calóricas, sem adição de açúcares, além de dar preferência às bebidas destiladas ao invés das bebidas fermentadas”.