O processo do piso salarial da enfermagem teve uma consulta pública aberta pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), nesta sexta-feira (10), sobre atualizações da regulamentação do reajuste.
O impasse do piso salarial da enfermagem continua gerando debates entre os poderes públicos e as entidades de saúde para encontrar fontes de financiamento sólidas que custeiem a nova remuneração.
Os profissionais beneficiados pela lei do piso salarial da enfermagem, que se encontra suspensa, são: enfermeiros, técnicos, auxiliares e parteiras.
PARA QUE SERVE A CONSULTA PÚBLICA DO PISO?
A consulta pública serve para registrar a opinião dos trabalhadores beneficiados pelo piso salarial da enfermagem sobre a Resolução 358/2009, que regulamenta o Processo de Enfermagem.
“A proposta de resolução abrange a assistência Enfermagem em todos os contextos, inclusive de equipes multiprofissionais”, detalhou o Cofen.
O Processo de Enfermagem (PE) é organizado em algumas etapas:
- Avaliação inicial
- Diagnóstico de Enfermagem
- Planejamento
- Implementação do piso salarial da enfermagem
- Reavaliação/avaliação final de Enfermagem
- Cuidados advindos de protocolos assistenciais.
LEIA MAIS: Quando o piso salarial enfermagem será PAGO em todo território nacional?
PISO SALARIAL ENFERMAGEM CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
COMO PARTICIPAR DA CONSULTA DO PISO SALARIAL ENFERMAGEM?
Para participar da consulta pública sobre a resolução do piso salarial da enfermagem, basta se cadastrar e realizar o login no sistema do Conselho, até o dia 17 de março.
O participante pode opinar nas atribuições do processo, desde a Ementa e base legal, até cada um dos artigos, após realizar o cadastro profissional e entrar com seu CPF.
LEIA MAIS: Município é acionado pela JUSTIÇA por NÃO PAGAR o piso salarial enfermagem previsto na lei
O Grupo de Trabalho irá avaliar e consolidar as colaborações ligadas ao piso salarial enfermagem, para depois submetê-las ao plenário do Cofen.