Os impasses do piso salarial enfermagem estão cada vez mais próximos de uma solução, que dependem da aprovação de líderes políticos, como o presidente Lula, e da cobrança de entidades de saúde.
Na última quinta-feira (2), representantes do Fórum Nacional da Enfermagem se reuniram com o ministro chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta.
O encontro foi pautado na discussão sobre o piso salarial da enfermagem e na cobrança pela tramitação acelerada de fontes de viabilização do reajuste no governo Lula.
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: REUNIÃO DO FÓRUM COM MINISTRO
A coordenadora do Fórum da Enfermagem, Líbia Bellusci, representou a entidade na reunião sobre o piso salarial da enfermagem, junto com a tesoureira-geral da CNTS, Maria Salete Cross.
“As dirigentes cobraram agilidade do governo federal na edição da MP que irá definir a distribuição de recursos para o pagamento do piso”, revelou o Fórum nas redes sociais.
Além disso, também foi solicitada uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para que a cobrança pelo piso salarial da enfermagem seja direta com o gestor.
LEIA MAIS: CALENDÁRIO DE GREVE GERAL dos enfermeiros é divulgado em comunicado oficial
O ministro Paulo Pimenta finalizou o encontro se comprometendo a agilizar um diálogo com Lula e firmou, novamente, um compromisso com o pagamento do piso salarial da enfermagem.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
MEDIDA PROVISÓRIA DO PISO DA ENFERMAGEM:
A Medida Provisória (MP) criada para encontrar fontes de financiamento do piso salarial enfermagem está em processo de aprovação e aval dos Ministérios do governo federal.
A proposta é de autoria do deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE) e prevê o uso de recursos do superávit financeiro de fundos públicos federais para financiar o piso da enfermagem entre 2023 e 2027.
No momento, a medida provisória do piso salarial enfermagem está sob avaliação de um grupo interministerial composto por representante dos principais ministérios do governo de Lula.