Uma greve geral havia sido anunciada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, para o dia 10 de março, caso o piso salarial enfermagem ainda não estivesse entrado em vigor.
A categoria, que pede por uma mobilização mais incisiva desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu a lei do piso salarial da enfermagem, estava se planejando para o ato.
No entanto, o movimento grevista foi substituído por um calendário de paralisações que serão distribuídas ao longo do mês de março, com atos de cobrança pelo piso salarial enfermagem.
LEIA MAIS: CALENDÁRIO DE GREVE GERAL dos enfermeiros é divulgado em comunicado oficial
SINDICATO FAZ ASSEMBLÉIA PARA DISCUTIR O PISO DA ENFERMAGEM:
Os diretores Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Distrito Federal (Sindate-DF) realizaram uma Assembleia Extraordinária, nesta segunda-feira (6), para discutir o piso da enfermagem.
Em fevereiro, o Sindate se reuiniu com representantes da Federação Nacional dos Enfermeiros e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde no Ministério da Saúde.
Nesse encontro, foi anunciado que a enfermagem iria entrar em greve na próxima sexta-feira (10), para pressionar as autoridades sobre o piso salarial da enfermagem.
No entanto, após a divulgação do cronograma da mobilização, foi visto que a greve favorável ao piso salarial da enfermagem foi cancelada.
PISO SALARIAL ENFERMAGEM: CÂMARA e SENADO na MIRA após REAJUSTE SALARIAL
DIRETOR REVELA INDIGNAÇÃO COM CANCELAMENTO DA GREVE:
“Esperávamos um posicionamento da entidades nacionais e, infelizmente, o posicionamento foi contrário ao movimento de greve, não teve uma organização nacional", relatou o diretor do Sindate, Newton Batista.
"Os sindicatos não podem assumir essa responsabilidade sozinhos já que a negociação é em âmbito nacional", afirmou Newton.
LEIA MAIS: PISO SALARIAL ENFERMAGEM TABELA 2023: confira VALOR do piso da enfermagem e veja os beneficiários
Diante disso, a Assembleia Extraordinária definiu dois pontos sobre os novos direcionamentos dos atos pelo piso salarial da enfermagem. São eles:
- Paralisar as campanhas de vacinação nas UBS’s;
- Realizar atos nos dias de paralisação para mobilizar a população, o governo e a mídia.