Com sintomas semelhantes como fraqueza, palidez, falta de ar, etc; a anemia pode ter diversas causas, que exigem tratamentos diferentes.
A anemia é a alteração no funcionamento das hemácias, células sanguíneas responsáveis pelo fornecimento de oxigênio para todos os órgãos.
Nem sempre recomendações como “tome vitamina C” ou “coma mais carne” são eficientes para curar a anemia. É muito importante a realização de exames de sangue para o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
Conheça os 8 tipos diferentes de anemia:
1. Anemia ferropriva
Uma das mais comuns. Acontece devido à deficiência do elemento ferro na alimentação ou após a perda de uma quantidade considerável de sangue.
O tratamento consiste na alteração de hábitos alimentares ou suplementação de ferro.
2. Anemia Megaloblástica
Também é comum, principalmente em indivíduos com dietas veganas ou vegetarianas. Ocorre devido a deficiência de vitamina B12 ou ácido fólico, componentes das hemácias.
Normalmente é tratada com suplementação oral ou injeção. Recebe esse nome pois os glóbulos vermelhos aumentam seu tamanho.
3.Anemia perniciosa
Também ocorre devido à vitamina B12, mas não pela falta de consumo e sim pela incapacidade de um organismo para absorvê-la.
Esse indivíduo geralmente deve receber injeções de vitamina B12, e obter acompanhamento médico.
4.Anemia Falciforme
De origem genética, a anemia falciforme se caracteriza por parte das células vermelhas do sangue terem formato de foice. Esse formato dificulta o transporte de oxigênio.
Não existe cura, mas medicamentos e transfusões podem aliviar os sintomas.
5.Anemia Hemolítica
Esse tipo de anemia é autoimune, pois o organismo produz anticorpos contra suas próprias células sanguíneas.
O tratamento consiste no uso de corticóides ou imunossupressores, com acompanhamento médico. Também pode ser necessário a retirada do baço ou transfusões.
6.Anemia de Fanconi
Tem origem genética e consiste na diminuição progressiva na síntese de hemácias na medula óssea.
O tratamento é o uso de corticoides ou transfusão, e em último caso pode ser necessário um transplante de medula.
7.Talassemia
Também é genética e é quando o organismo da pessoa tem dificuldades para a síntese de hemoglobina.
O tratamento é com medicamentos prescritos pelo médico, mas uma dieta adequada também pode ajudar.
8.Anemia aplástica
Assim como a Anemia de Fanconi, também consiste em problemas no funcionamento da medula óssea, mas não é genético e decorre do uso de medicamentos ou substâncias tóxicas.
O tratamento é com medicamentos imunossupressores ou que estimulem a medula. O transplante de medula pode ser prescrito em último caso.
REFERÊNCIAS:
Lab Tests Online - https://labtestsonline.org.br/conditions/anemia. Acesso em 25/03/2023.