Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

DIA DA SAÚDE NO TRABALHO: Quais são as principais DOENÇAS OCUPACIONAIS e o que fazer para EVITÁ-LAS

um ambiente d trabalho saudável aumenta a produtividade dos colaboradores e é importante no alcance de metas

Cadastrado por

Natália Melo

Publicado em 28/04/2023 às 9:18
O estresse no local de trabalho é uma realidade que prejudica a vida de muitos profissionais - FREEPIK/BANCO DE IMAGENS

A saúde no trabalho ou saúde ocupacional engloba todas as enfermidades que podem ocorrer com o trabalhador durante o dia a dia empresarial ou por conta da empresa.

Hoje (28), no Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, é válido se atentar para o impacto da saúde física e mental do ambiente empresarial, tanto para os colaboradores quanto para o desempenho da empresa.

As lesões por esforço repetitivos (LERs), síndrome de burnout, estresse e ansiedade são algumas das doenças mais comuns que ocorrem no ambiente de trabalho, muitas vezes devido a demandas excessivas, metas irrealistas ou jornadas muito longas.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de 300 milhões de pessoas sofrem com depressão, e mais 260 milhões vivem com transtornos de ansiedade.

Apesar dessas duas doenças serem as principais causas de incapacidade, apenas 18% das empresas possuem um programa de saúde mental para seus colaboradores, de acordo a pesquisa da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).

Leia Também

Além disso, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), são registrados mais de 43 mil pedidos de auxílio-doença por ano, onde os transtornos ansiosos estão presentes em quase 29 mil casos, e os depressivos em 20 mil.

Os competentes setores de Recursos Humanos do país sabem que se atentar para a saúde do colaborador contribui para o bom funcionamento da empresa, pois há aumento da produtividade e da probabilidade de alcançar as metas da organização.

Além disso, um ambiente de trabalho saudável também contribui para diminuir as faltas por doença e melhora os índices de permanência dos trabalhadores, diminuindo os custos com afastamentos, demissões e contratações.

Quais são as medidas que o RH pode fazer para tornar o ambiente de trabalho mais saudável?

Saiba mais sobre a síndrome de burnout:

REFERÊNCIAS 

Nações Unidas https://news.un.org/pt/story/2023/04/1813442. Acesso em 28/04/2023.

Associação Nacional de Medicina do Tratalho (ANAMT) - https://www.anamt.org.br/portal/2018/11/27/apenas-18-das-empresas-mantem-um-programa-para-cuidar-da-saude-mental/. Acesso em 28/04/2023. 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS