Uma sessão solene foi realizada na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17), em homenagem a Semana da Enfermagem, onde as principais lutas da categoria foram citadas, como o piso salarial enfermagem.
Parlamentares subiam na tribuna para comemorar os avanços no processo do piso salarial da enfermagem, cobrar sua implementação plena e reforçar a importância da jornada de 30 horas.
Pautas como melhores condições de trabalho, valorização do sistema de saúde, impasses do piso salarial da enfermagem e carga horária mais justa foram bastante citados.
PISO ENFERMAGEM: LULA sanciona VALOR bilionário para novo piso
PARLAMENTARES CITAM O PISO SALARIAL ENFERMAGEM NA TRIBUNA:
O deputado federal Bruno Farias (Avante-MG), que já saiu em defesa do piso salarial enfermagem em diversos momentos desde que o processo foi iniciado, fez um discurso enfático.
Temos que agradecer a todos pela contribuição para a efetivação do piso nacional da Enfermagem. E não adianta fazer cara feia, todos vão ter que cumprir o piso, no setor público e no setor privado. Vamos fiscalizar e garantir que a constituição seja cumpridaBruno Farias
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também esteve presente na sessão como o representante do governo. Recentemente, Padilha revelou que o piso salarial da enfermagem pode ser pago em junho.
Eu tive a honra de conduzir a elaboração do relatório de viabilidade econômica do piso no Congresso Nacional e sei que foi um fator importante para a aprovação. Mas o fator mais importante para essa vitória foi a luta da Enfermagem durante a pandemia, salvando milhões de vidasAlexandre Padilha
PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM É PAUTA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS:
Além desses, o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT/CE), autor de uma das principais propostas orçamentárias do piso salarial da enfermagem, também subiu na Tribuna, representando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
O parlamento se uniu em favor dos profissionais de Enfermagem. Seguiremos lutando para que a categoria seja cada vez mais respeitada e fortalecidaMauro Filho
Diante disso, a conquista do piso salarial da enfermagem foi comemorada, mas trouxe visibilidade para outra que ainda está mais distante, que é a jornada de 30h, citada pela deputada Érika Kokay (PT-DF).
LEIA MAIS: Barroso revoga suspensão do piso salarial enfermagem; veja quando o valor será liberado
“A Enfermagem carrega a coragem como força de nascença. A categoria conquistou o piso salarial enfermagem, agora faltam as 30 horas”, finalizou.