A pressão alta ou hipertensão arterial é uma condição que ataca os vasos sanguíneos e prejudica diversos órgãos, como coração, cérebro, olhos e rins.
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há outros fatores que aumentam a probabilidade de desenvolvimento da doença, como:
- Estresse,
- obesidade;
- sedentarismo,
- colesterol alto,
- consumo excessivo de sal,
- consumo excessivo de álcool,
- tabagismo.
Pessoas negras também têm mais propensão a desenvolver hipertensão, assim como homens até 50 anos, mulheres acima dos 50 anos e diabéticos.
Para identificar a hipertensão, deve-se medir a pressão pelo menos uma vez ao ano - ou duas, caso haja histórico familiar. A pressão arterial deve estar abaixo de 140 por 90 mmHg.
No entanto, tem alguns sinais do organismo que ocorrem quando a pressão sobe muito e também podem ajudar a identificar a doença.
Veja 7 sinais da hipertensão:
- Dor no peito
- Dor de cabeça
- Tonturas
- Zumbido no ouvido
- Fraqueza
- Visão Embaçada
- Sangramento nasal
Como controlar ou se prevenir da hipertensão?
Apesar de não ter cura, a hipertensão pode ser controlada com medicamentos e adoção de hábitos saudáveis.
Abandone o fumo, moderar no consumo de álcool e sal e mantenha um peso adequado com bons hábitos alimentares e a prática de atividade física.
Além disso, é importante fazer atividades prazerosas e ter tempo de qualidade com pessoas queridas, a fim de reduzir o estresse.
Este artigo é apenas para fins informativos e não substitui uma avaliação médica.
REFERÊNCIA:
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) - https://bvsms.saude.gov.br/hipertensao-18/#:~:text=Os%20sintomas%20da%20hipertens%C3%A3o%20costumam,maneira%20de%20diagnosticar%20a%20hipertens%C3%A3o. Acesso em 31/05/2023.