Notícias e análises sobre medicina e saúde com a jornalista Cinthya Leite

Saúde e Bem-estar

Por Cinthya Leite e equipe
Piso da Enfermagem

PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM: DECISÃO no STF afeta o sentido da lei do piso salarial enfermagem, diz Cofen; entenda

Alexandre de Moraes e Luiz Fux concordaram com a posição de Toffoli em relação às alterações orçamentárias do piso salarial da enfermagem, o que gerou indignação em algumas entidades da categoria.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 30/06/2023 às 15:29 | Atualizado em 30/06/2023 às 15:37
Veja data para fim da negociação coletiva da rede privada sobre o piso salarial da enfermagem. - FREEPIK

A proposta de descentralização do pagamento do piso salário da enfermagem foi incluída no voto proferido pelo ministro Dias Toffoli e recebeu o apoio de mais dois líderes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Alexandre de Moraes e Luiz Fux concordaram com a posição de Toffoli em relação às alterações orçamentárias do piso salarial da enfermagem, o que gerou indignação em algumas entidades da categoria.

Uma dessas entidades é o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que emitiu uma nota de repúdio a essa mudança, afirmando que ela vai contra o espírito da Lei 14.434, que estabelece o salário mínimo da enfermagem.

COFEN DEFENDE APLICAÇÃO INTEGRAL DA LEI DO SALÁRIO MÍNIMO DA ENFERMAGEM

Representantes do Cofen tornaram público o seu posicionamento em relação à possibilidade de descentralização do pagamento do salário mínimo da enfermagem.

O objetivo da Lei do Salário Mínimo é justamente eliminar salários indignos em todas as regiões do Brasil. A descentralização vai de encontro a esse princípio, afirma a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

"Estamos preocupados com o futuro da profissão e com o atendimento à saúde da população, pois percebemos que a categoria está no limite e não está disposta a retroceder. Esperamos que as autoridades responsáveis por essa situação tomem a decisão correta", declarou o tesoureiro do Cofen, Gilney Guerra.

DESCENTRALIZAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO DA ENFERMAGEM

Segundo o ministro Dias Toffoli, pagar o piso salarial da enfermagem sem a descentralização poderia resultar na desvalorização da categoria, levando a uma diminuição das oportunidades de emprego.

"Entendo que esse salário mínimo deve ser estabelecido de forma regionalizada, por meio de negociação coletiva nas diferentes áreas territoriais e em suas respectivas datas-base", definiu Toffoli.

O Cofen, juntamente com outras entidades sindicais da categoria, continua lutando para que a lei do salário mínimo da enfermagem seja aplicada integralmente conforme aprovada pelo Congresso Nacional.

GREVE GERAL DA ENFERMAGEM pelo PISO SALARIAL da ENFERMAGEM

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS