O inhame, é uma planta originária da África e amplamente cultivada em diferentes partes do mundo devido ao seu alto valor nutritivo e sua capacidade energética.
Nutricionistas o recomendam e atletas o consomem devido a essas características.
No Brasil, o inhame é bastante popular nas regiões Norte e Nordeste, onde muitos brasileiros o incluem em suas refeições, especialmente no café da manhã, como uma alternativa ao pão.
É uma raiz com baixo índice glicêmico, o que auxilia na perda de peso. Além disso, possui maior teor de carboidratos, fornecendo uma quantidade maior de energia, e seu alto teor de fibras promove uma sensação de saciedade mais duradoura.
Contudo, devido ao seu alto teor de carboidratos, seu consumo deve ser equilibrado de acordo com o gasto calórico.
A recomendação é consumir uma porção três vezes por semana, substituindo um carboidrato da refeição, como o pão no café da manhã ou o arroz no almoço.
Benefícios do inhame para a saúde: redução do risco de doenças e diminuição do colesterol
A diosgenina, presente nos fitormônios do inhame, facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino, reduzindo a chance de sua entrada na corrente sanguínea e o entupimento de vasos e artérias.
Ao mesmo tempo, aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), o que ajuda a diminuir os riscos de doenças cardíacas.
Estudos recentes também indicam que o inhame, assim como outros tubérculos, possui uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico.
Assim, quando inserido em uma alimentação saudável e equilibrada, o inhame pode auxiliar na redução dos riscos de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, além de doenças relacionadas ao coração, ossos e cérebro.
Outros benefícios do inhame para o organismo incluem:
- Fornecimento de maior aporte calórico e vitaminas, pois é rico em vitaminas do complexo B, essenciais para a absorção de carboidratos;
- Ajuda na diminuição da ocorrência de câimbras devido ao seu conteúdo mineral, como potássio, magnésio e cálcio, que são importantes para a contração e relaxamento muscular;
- Possui propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento precoce, além de contribuir para a saúde intestinal devido ao seu teor de fibras.
- Indicado para restrições alimentares
Indicado para Restrição Alimentar
Tanto o inhame como os demais tubérculos não apresentam restrições e são recomendados em casos de limitações alimentares, como a doença celíaca e a APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca).
Atualmente, estão sendo criados novos produtos, como farinha, pão e iogurte, utilizando o inhame, visando atender a esse grupo de pessoas.
Apesar de não haver contraindicações, é importante que o consumo do inhame na dieta seja supervisionado individualmente em casos de condições específicas, como câncer, problemas renais e síndromes intestinais.