Os melhores alimentos para diabéticos são as frutas frescas, por serem saudáveis e nutritivos, além de conter abundância de carboidratos.
Assim, nesse sentido, algumas frutas pode em não ser tão boas para diminuir a glicose como outras.
Em uma dieta para diabete é essencial incluir ou aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como as frutas frescas em geral, uma vez que eles ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, chamado de glicemia.
A fibra das frutas diminui a velocidade com que o açúcar da fruta é absorvida no organismo, ajudando a manter os níveis de glicose no sangue equilibrados, confira algumas a seguir.
5 frutas para diminuir glicemia alta e glicose
1. Morangos
Os morangos têm menos calorias e três vezes mais vitamina C do que as outras frutas em geral. É ótima fonte de fibras, potássio e ácido elágico, além de ter um baixo índice glicêmico.
2. Amoras
As amoras são repletas de antioxidantes, ricas em fibras e vitamina C, além de possuir poucos carboidratos e açúcar. Cada 100 gramas de amoras possui apenas cerca de 5 gramas de açúcar e 5 gramas de fibra.
3. Abacate
O abacate é considerado um ótimo alimento por muitas razões, mas ele é especialmente indicado para diminuir os níveis de glicose no sangue.
4. Arandos ou oxicoco
Os arandos ou oxicoco (também conhecidos pelos nomes de mirtilo vermelho, uva-do-monte ou cranberry) são frutas geralmente pobres em açúcar e ricos em compostos antioxidantes chamados polifenóis.
5. Mirtilos
Mirtilos são frutas cheias de antioxidantes e muito pobres em carboidratos. Essas frutinhas também podem ajudar a diminuir a resistência à insulina e impedir o desenvolvimento de diabete tipo 2.
*Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.