Todas as vitaminas são importantes para a manutenção das nossas funções biológicas. E, no caso da cobalamina, os efeitos sobre nosso corpo ainda são mais significativos.
A deficiência de vitamina B12 pode indicar risco muito alto para sua saúde.
A vitamina B12 age em funções muito mais delicadas e importantes – como a formação do DNA, RNA, células sanguíneas e neuronais.
Por isso, de todas as vitaminas do complexo B, é aquela mais armazenada pelo organismo.
Você pode conhecer mais sobre a vitamina B12 em nosso outro artigo e, a seguir, vamos entender quais são os sintomas da deficiência da cobalamina e como ela pode ocorrer:
SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12 NO CORPO
Formigamento nas extremidades
Nosso cérebro comanda o corpo através dos impulsos nervosos, distribuídos pela medula espinhal. Os nervos envolvidos nesse processo são conhecidos por serem recobertos por uma camada de gordura – chamada capa de mielina.
Tonturas e falta de equilíbrio
Quando temos tonturas frequentes é comum associarmos a um quadro de labirintite. Mas, o causador dessa situação pode ser a deficiência de vitamina B12.
Problemas cognitivos e emocionais
A vitamina B12 é essencial para a saúde cerebral. Por atuar na proteção das células nervosas, a deficiência de cobalamina afeta sua capacidade cognitiva e também emocional.
Cansaço e fadiga
A rotina diária é estafante e cansativa. Mas, se essa sensação de cansaço perdura e se transforma em uma companhia constante, onde nenhuma noite de sono parece resolver, é preciso ligar os sinais de alerta.