Saúde e Bem-Estar

Termômetro social: um indicador para autoridades atuarem além da ausência de doenças

Gestores precisam olhar para os determinantes sociais - um conceito da área de saúde pública que extrapola o processo saúde/doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Cinthya Leite

Publicado em 02/04/2024 às 22:00 | Atualizado em 03/04/2024 às 0:11
Análise
X

*O JC marca seus 105 anos presenteando você, leitor, com textos especiais olhando para o futuro. Com reflexões de nossa equipe, além de convidados muito especiais, estamos prontos para seguir em frente. Com a força de nossa tradição, o compromisso com nossa comunidade e a disposição de estarmos sempre inovando. Acesse aos demais links do especial ao final desse texto.

A pandemia de gripe espanhola, mesmo já arrefecida, estava ativa no Brasil e em Pernambuco quando o Jornal do Commercio entrou em circulação, em 3 de abril de 1919. Embora em outro contexto histórico, a influenza do início do século 20 também levou, assim como a covid, a uma desorganização econômica e social, que concorreu diretamente com o impacto sobre o sistema de saúde

Registros e relatos sobre aquela época revelam a imensa dificuldade das equipes dos serviços de saúde em atender as pessoas doentes e o escorrego dos governantes para coordenar as ações e criar políticas efetivas para a saúde pública.

Ainda assim, foi a pandemia da gripe espanhola que destravou o debate sobre a criação, efetivada em 1919, do Departamento Nacional de Saúde Pública. E dessa maneira, pesquisadores resgataram que a gripe espanhola expôs os limites e levou a uma valorização do sistema público de saúde

Problemas seculares

Mas por que fiz todo esse preâmbulo?

Porque quis mostrar que mais de 100 anos se passaram e continuamos a relatar, aqui no Jornal do Commercio, as mesmas dificuldades enfrentadas na Saúde e que chegam para a reportagem especialmente pelas vozes de quem mais sofre com velhos problemas, como um acesso limitado à saúde e uma infraestrutura precária

Vamos olhar para os determinantes sociais em saúde

Ainda há um fator que agrava as questões sanitárias: os determinantes sociais em saúde - um conceito da área de saúde pública que sempre chama a minha atenção e que deveria saltar aos olhos dos nossos governantes.

Num Estado onde poucos têm muito e muitos têm quase nada, essa discrepância é refletida e impacta negativamente a saúde da população.

Água tratada, saneamento básico, trabalho, educação, transporte de qualidade e lazer são fatores que determinam a qualidade de vida das pessoas - e a todo esse universo chamamos de determinantes sociais em saúde.

Questões sociais

Na prática, isso é entrelaçado por situações vividas por milhares de pessoas.

Quantos pacientes deixam de ir a uma consulta médica especializada (geralmente em grandes hospitais, visto que os postos de saúde são voltados a atendimentos básicos) por não terem como pagar o transporte até o local? Quantos pacientes não comparecem a clínicas para realização de exames por não terem com quem deixar as crianças?

Além dos indicadores clínicos

Não adianta o gestor pensar na Saúde sem considerar essa vulnerabilidade, que exige repensar nas estruturas de redes de saúde e linhas de cuidado. O secretariado dos governos precisa caminhar de mãos dadas porque os determinantes sociais em saúde vão além dos indicadores clínicos (ou seja, além do binômio saúde/doença).

Condições sociais, econômicas e ambientais (destaco mais uma vez que são: moradia, educação, estrutura familiar, renda e outras variantes) impactam a saúde individual e populacional. 

Para aumentar a cobertura vacinal

Ao noticiarmos o quanto é importante Educação e Saúde pensarem juntas em estratégias para aumentar a cobertura vacinal, por exemplo, é porque sabemos o quanto é fundamental as crianças e os adolescentes receberem a imunização nas escolas, onde passam boa parte do dia.

Com os postos de saúde em funcionamento apenas em horário comercial, a maioria das famílias não consegue vacinar os pequenos porque as salas de imunização já estão fechadas quando o expediente de trabalho termina.

Para facilitar o acesso

Se reportamos a importância de os gestores repensarem a implementação de um terceiro turno na atenção básica (ou seja, horário estendido a partir das 17h) é porque queremos facilitar o acesso aos cuidados com a saúde para aquelas pessoas que trabalham ao longo do dia e só podem ser atendidos no turno da noite.

No entanto, é imprescindível que sejam oferecidas boas condições de trabalho, o que inclui a segurança para os profissionais e os pacientes. E claro que, para ampliar o turno, é necessário aumentar o quadro de pessoal e/ou a carga horária de trabalho, assim como ofertar salário compatível.

Uma doença endêmica num país desigual

Sob a ótica dos determinantessociais em saúde, ainda trago como reflexão a situação do enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.

Essas arboviroses colocam em evidência alguns dos grandes problemas urbanos: alta concentração demográfica e falta de saneamento básico.

A culpa é sempre do outro?

Esse cenário diz muito sobre o fato de as autoridades nunca terem controlado a questão da dengue. Por que tanto se culpabiliza a população, com o discurso de que as epidemias se espalham porque "80% dos criadouros do mosquitoestão dentro das residências"? Que grave! É preciso acabar com essa práticarecorrente de se atribuir responsabilidade às pessoas sobre a própria condição de saúde.

O enfrentamento ao Aedes é falho porque é errado as estratégias de saúde focarem as ações no mosquito, e não nas condições que propiciam a sua proliferação, como ausência de saneamento, oferta de água intermitente, acúmulo de lixo, limpeza urbana e falta de drenagem, entre outras questões. Mais uma vez, é um panorama ligado aos determinantes sociais em saúde.

Queremos uma política sanitária para todos

Tudo relatado nesta análise evidencia a urgência de uma política sanitária para além dos limites do binômio saúde-doença. É uma visão que aponta para um cenário que exige um olhar amplo para a estrutura da saúde pública.

Pessoas mais expostas a condições socioeconômicas menos favoráveis têm mais dificuldades e desafios para realizar um tratamento de maneira ideal, o que tende a colocá-las em um contexto de risco de saúde.

Mas esse olhar que trago, neste texto que marca os 105 anos de coberturas do Jornal do Commercio, não é novidade. Basta a gente voltar ao início deste artigo e refletir que é secular o processo ter saúde/ser doente. O Sistema Único de Saúde (SUS) faz referência aos determinantes sociais de saúde há anos, mas infelizmente a prática ainda difere da teoria.

A importância do SUS

Em setembro deste ano, o SUS completa 34 anos de serviços aos brasileiros. A Lei nº 8.080 de 1990 regulamentou a saúde pública, igualitária e universal para todos os que vivem no País, ao abranger desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial até o transplante de órgãos.

A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde.

Integralidade

Mas muito ainda precisa ser feito: os gestores e as autoridades sanitárias devem sensibilizar e qualificar as equipes para ter um olhar diferenciado de acordo com as necessidades de cada pessoa. E com uma atuação intersetorial entre as diferentes áreas que tenham repercussão na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

Só assim será possível colocar em prática um dos princípios do SUS: a integralidade - que é acolher as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades, sem se limitar à ausência de doenças.

 

Mais JC 105 Anos:

Um jornal centenário, inovador e relevante

JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA: O desafio do setor e o compromisso com a sociedade 

MARCELO RECH: Imprensa e liberdade

RAQUEL LYRA: Tradição e inovação que enchem de orgulho os pernambucanos 

JOÃO CAMPOS: Recife, cidade da inovação

Coluna social deve ser um jornal dentro do jornal

Blog de Jamildo: informação exclusivas, credibilidade e muito bastidor para o JC

O que a democracia pediria antes de apagar as velas de aniversário em um mundo polarizado

A política do beijão-mão vicia o político e enfraquece a democracia

Sem novos grandes projetos, Pernambuco perdeu relevância entre os maiores estados do Nordeste

Uma anatomia da nossa queda: ditadores, democracia e o futuro

Diante das mudanças climáticas, Pernambuco precisa combater desertificação e lançar amplas reformas urbanas

Termômetro social: um indicador para autoridades atuarem além da ausência de doenças

Pernambuco tem como desafio repactuar metas para garantir uma educação de qualidade à população

Freio na violência em Pernambuco só será possível com investimento em prevenção social

Mobilidade e infraestrutura urbanas seguem sendo desafios em Pernambuco

Desafios da cultura em Pernambuco exigem bom destino aos recursos disponíveis

Estado precisa ampliar recursos e boas iniciativas para garantir moradia à população

Futebol pernambucano anseia por profissionalização para retomar protagonismo no Nordeste

Blog do Torcedor e o compromisso de levar a cobertura esportiva para o JC

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor