JC 105 Anos

RAQUEL LYRA: Tradição e inovação que enchem de orgulho os pernambucanos

Quando uma empresa pernambucana como o Jornal do Commercio chega aos 105 anos se reinventando e alcançando milhões de pessoas em todo o mundo, todos os filhos deste chão têm motivos para se orgulhar

Imagem do autor
Cadastrado por

RAQUEL LYRA

Publicado em 02/04/2024 às 22:00 | Atualizado em 03/04/2024 às 0:01
Notícia
X

*O JC marca seus 105 anos presenteando você, leitor, com textos especiais olhando para o futuro. Com reflexões de nossa equipe, além de convidados muito especiais, estamos prontos para seguir em frente. Com a força de nossa tradição, o compromisso com nossa comunidade e a disposição de estarmos sempre inovando. Acesse aos demais links do especial ao final desse texto.

A construção de uma história bem-sucedida, seja no mundo político ou empresarial, não é tarefa fácil. E se a história é longa e a preocupação de quem a escreve tem como base preceitos como a ética e a excelência profissional, esse trabalho se torna ainda mais difícil. Por essa razão, quando uma empresa pernambucana como o Jornal do Commercio chega aos 105 anos se reinventando e alcançando milhões de pessoas em todo o mundo, todos os filhos deste chão têm motivos para se orgulhar.

O fazer jornalístico passou por transformações profundas nas últimas décadas e muitas redações não resistiram a essas mudanças. O JC, porém, enfrentou tudo isso com coragem e resiliência, adequando para o mercado o modo como produz, escreve e publica suas notícias.

Sobretudo sob a gestão do empresário João Carlos Paes Mendonça, foi pioneiro em vários momentos, como quando tornou-se o primeiro jornal que não faz parte do eixo Sul-Sudeste a ganhar dois prêmios Esso nacionais. A empresa também se apresentou ousada quando, mais recentemente, decidiu se tornar 100% digital e com conteúdo aberto para todos. Um passo importante que fez, em Pernambuco, a democratização da informação sair da teoria e partir para a prática.

E por falar em democracia, é impossível falar do Jornal do Commercio sem mencionar a sua postura diante da cobertura de tantas eleições locais e nacionais, e de fatos que já entraram para a nossa história, como o surto de zika em 2015, a pandemia de Covid-19 em 2020 e os ataques às sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023, por exemplo. Em cada uma dessas situações, o JC foi não apenas um propagador de informações, mas uma referência para quem desejava ter acesso a tudo o que estava ocorrendo, mas sem interferências político-ideológicas de qualquer tipo. Isso também é democracia.

O JC segue descobrindo formas de alcançar o maior número possível de leitores sem abrir mão do compromisso com a mais absoluta verdade dos fatos. É desse modo que o jornal leva, sempre com espírito crítico e imparcialidade, o bom jornalismo que produz a um número cada vez maior de leitores.

Apenas com determinação para refazer rotas, gerenciar prioridades e apontar para o futuro é possível construir uma trajetória vitoriosa de mais de cem anos como fez o JC.

Nessa história centenária, o Jornal do Commercio e o desenvolvimento de Pernambuco se entrelaçam. Todas as vezes que nosso Estado precisou, o JC esteve lá - atuando decisivamente pelo nosso povo. Os valores de liberdade, resiliência e pioneirismo que nos caracterizam estão todos refletidos na sua respeitada linha editorial, que eleva o nosso Estado sempre ao primeiro lugar. Como governadora, ter um veículo de imprensa do porte do JC defendendo e reverberando os interesses de Pernambuco para o mundo é fundamental e animador.

Como governadora, pernambucana e leitora, só posso desejar a ele muitos mais anos de vida ao JC, sempre registrando em suas páginas, hoje digitais, todos os fatos relevantes que ocorrerem no nosso Estado e no mundo.

Em mais um três de abril, deixo também o meu abraço à diretoria e todos os funcionários por fazerem o Jornal do Commercio cumprir, diariamente, sua razão de ser, tendo a certeza que as boas notícias que Pernambuco precisa e merece ter sempre terão espaço por aqui.

Vida longa ao JC e viva Pernambuco!

Raquel Lyra é governadora de Pernambuco

Mais JC 105 Anos:

Um jornal centenário, inovador e relevante

JOÃO CARLOS PAES MENDONÇA: O desafio do setor e o compromisso com a sociedade 

MARCELO RECH: Imprensa e liberdade

RAQUEL LYRA: Tradição e inovação que enchem de orgulho os pernambucanos 

JOÃO CAMPOS: Recife, cidade da inovação

Coluna social deve ser um jornal dentro do jornal

Blog de Jamildo: informação exclusivas, credibilidade e muito bastidor para o JC

O que a democracia pediria antes de apagar as velas de aniversário em um mundo polarizado

A política do beijão-mão vicia o político e enfraquece a democracia

Sem novos grandes projetos, Pernambuco perdeu relevância entre os maiores estados do Nordeste

Uma anatomia da nossa queda: ditadores, democracia e o futuro

Diante das mudanças climáticas, Pernambuco precisa combater desertificação e lançar amplas reformas urbanas

Termômetro social: um indicador para autoridades atuarem além da ausência de doenças

Pernambuco tem como desafio repactuar metas para garantir uma educação de qualidade à população

Freio na violência em Pernambuco só será possível com investimento em prevenção social

Mobilidade e infraestrutura urbanas seguem sendo desafios em Pernambuco

Desafios da cultura em Pernambuco exigem bom destino aos recursos disponíveis

Estado precisa ampliar recursos e boas iniciativas para garantir moradia à população

Futebol pernambucano anseia por profissionalização para retomar protagonismo no Nordeste

Blog do Torcedor e o compromisso de levar a cobertura esportiva para o JC

Tags

Autor