RAQUEL LYRA: Tradição e inovação que enchem de orgulho os pernambucanos
Quando uma empresa pernambucana como o Jornal do Commercio chega aos 105 anos se reinventando e alcançando milhões de pessoas em todo o mundo, todos os filhos deste chão têm motivos para se orgulhar
*O JC marca seus 105 anos presenteando você, leitor, com textos especiais olhando para o futuro. Com reflexões de nossa equipe, além de convidados muito especiais, estamos prontos para seguir em frente. Com a força de nossa tradição, o compromisso com nossa comunidade e a disposição de estarmos sempre inovando. Acesse aos demais links do especial ao final desse texto.
A construção de uma história bem-sucedida, seja no mundo político ou empresarial, não é tarefa fácil. E se a história é longa e a preocupação de quem a escreve tem como base preceitos como a ética e a excelência profissional, esse trabalho se torna ainda mais difícil. Por essa razão, quando uma empresa pernambucana como o Jornal do Commercio chega aos 105 anos se reinventando e alcançando milhões de pessoas em todo o mundo, todos os filhos deste chão têm motivos para se orgulhar.
O fazer jornalístico passou por transformações profundas nas últimas décadas e muitas redações não resistiram a essas mudanças. O JC, porém, enfrentou tudo isso com coragem e resiliência, adequando para o mercado o modo como produz, escreve e publica suas notícias.
Sobretudo sob a gestão do empresário João Carlos Paes Mendonça, foi pioneiro em vários momentos, como quando tornou-se o primeiro jornal que não faz parte do eixo Sul-Sudeste a ganhar dois prêmios Esso nacionais. A empresa também se apresentou ousada quando, mais recentemente, decidiu se tornar 100% digital e com conteúdo aberto para todos. Um passo importante que fez, em Pernambuco, a democratização da informação sair da teoria e partir para a prática.
E por falar em democracia, é impossível falar do Jornal do Commercio sem mencionar a sua postura diante da cobertura de tantas eleições locais e nacionais, e de fatos que já entraram para a nossa história, como o surto de zika em 2015, a pandemia de Covid-19 em 2020 e os ataques às sedes dos Três Poderes em janeiro de 2023, por exemplo. Em cada uma dessas situações, o JC foi não apenas um propagador de informações, mas uma referência para quem desejava ter acesso a tudo o que estava ocorrendo, mas sem interferências político-ideológicas de qualquer tipo. Isso também é democracia.
O JC segue descobrindo formas de alcançar o maior número possível de leitores sem abrir mão do compromisso com a mais absoluta verdade dos fatos. É desse modo que o jornal leva, sempre com espírito crítico e imparcialidade, o bom jornalismo que produz a um número cada vez maior de leitores.
Apenas com determinação para refazer rotas, gerenciar prioridades e apontar para o futuro é possível construir uma trajetória vitoriosa de mais de cem anos como fez o JC.
Nessa história centenária, o Jornal do Commercio e o desenvolvimento de Pernambuco se entrelaçam. Todas as vezes que nosso Estado precisou, o JC esteve lá - atuando decisivamente pelo nosso povo. Os valores de liberdade, resiliência e pioneirismo que nos caracterizam estão todos refletidos na sua respeitada linha editorial, que eleva o nosso Estado sempre ao primeiro lugar. Como governadora, ter um veículo de imprensa do porte do JC defendendo e reverberando os interesses de Pernambuco para o mundo é fundamental e animador.
Como governadora, pernambucana e leitora, só posso desejar a ele muitos mais anos de vida ao JC, sempre registrando em suas páginas, hoje digitais, todos os fatos relevantes que ocorrerem no nosso Estado e no mundo.
Em mais um três de abril, deixo também o meu abraço à diretoria e todos os funcionários por fazerem o Jornal do Commercio cumprir, diariamente, sua razão de ser, tendo a certeza que as boas notícias que Pernambuco precisa e merece ter sempre terão espaço por aqui.
Vida longa ao JC e viva Pernambuco!
Raquel Lyra é governadora de Pernambuco
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