Se você tem crianças em casa, provavelmente você já ouviu falar em Roblox. Possivelmente, quando seu filho conversa com você sobre esse jogo, você tenha a mesma reação de Reese Witherspoon. E se você, como eu, já viu seu dinheiro sumir no Adopt Me! e Royale High, está na hora de entender com a empresa que desenvolve estes games já vale mais de R$ 225 bilhões (sim, bilhões).
Há pouco mais de um ano a Roblox era avaliada em US$ 4 bilhões de dólares, mas viu seu número de usuários disparar durante a pandemia. Semana passada, a Roblox abriu seu capital na Nasdaq, a bolsa de tecnologia de Nova York, e surpreendeu a muitos, alcançando o valor de mercado de US$ 45 bilhões.
O que é Roblox?
Roblox é uma plataforma online e loja onde os usuários vão para jogar. Mas o Roblox não é um jogo, é um lugar onde as pessoas jogam jogos feitos por outros desenvolvedores. Imagine a Roblox como um grande cassino onde você pode montar o jogo que quiser. A Roblox oferece as ferramentas para você criar os jogos, cuida dos pagamentos, da segurança e do espaço onde seu jogo ficará “hospedado”.
O que torna o Roblox diferente de tudo na indústria de jogos - incluindo um cassino - é que todos os jogos são feitos por seus usuários. No Roblox, a diversão não vem apenas de jogos, mas também de desenvolver os jogos. Os jogos não são desenvolvidos formalmente pela Roblox Corporation, mas por usuários da plataforma.
E um dos segredos da plataforma é ter criado um linguagem de programação (Lua) tão simples que até crianças conseguem criar jogos e acessórios para os jogos. Já a parte de infraestrutura, mais complexa, fica a cargo da Roblox.
O site, lançado em 2006, é um universo online no qual os jogadores podem interagir e escolher entre mais de 20 milhões de jogos exclusivos. Eles podem usar seus avatares para fugir da prisão, explorar selvas tropicais ou adotar animais de estimação, entre outras coisas.
E é natural que entre esses milhares de jogos, alguns se destaquem, como o Adopte Me!, que foi jogado mais de 20 bilhões de vezes por seus 1,6 milhão de usuários.
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E isso dá dinheiro?
Sim, bastante dinheiro. Um desenvolvedor popular de Roblox chega a faturar até R$ 6 milhões por ano na plataforma. Embora o Roblox e todos os seus jogos estejam disponíveis gratuitamente, muitas crianças compram e gastam Robux. Os jogadores pagam por assinaturas premium, bem como por itens e roupas para seus avatares usando uma moeda digital chamada Robux. Os desenvolvedores do Roblox recebem 50% dos lucros dessas transações na forma de Robux. Depois que um desenvolvedor ganha uma determinada quantidade de Robux, ele pode usar um programa chamado Developer Exchange para converter o Robux em dinheiro real.
Impulso da pandemia
Durante anos, a Roblox ganhou gradualmente popularidade com o público mais jovem. Esse crescimento foi turbinado durante a pandemia. Em média, 32,6 milhões de pessoas acessam diariamente o Roblox, quase o dobro da média de 2019, de 17,6 milhões. A Roblox ainda não dá lucro, mas sua receita aumentou 82%, superando R$ 5 bilhões no ano passado.
Só isso para valer tanto?
O CEO da Roblox, Dave Baszucki, diz que o futuro da Roblox é o metaverso. O metaverso é um ambiente online e virtual interconectado onde trabalhamos, nos divertimos e passamos tempo. A exemplo de romances como Snow Crash e Jogador No. 1, o mundo se torna cada vez mais virtual e as pessoas gastam cada vez mais tempo nesses ambientes digitais.
Com seus 36 milhões de usuários, o Roblox se torna um sério candidato a se tornar o metaverso. Cada vez mais shows, eventos e lançamentos de produtos acontecem dentro de ambientes como o Roblox e Fortnite, particularmente se forem direcionados às audiências mais jovens.
A Roblox não está só nessa corrida. A Epic, dona do Fortnite, também disputa o posto. E há a Microsoft - dona do Minecraft, Xbox e do HoloLens. Além disso, a Microsoft também é uma das líderes na computação em nuvem, onde ficam hospedados esses universos digitais.
Se serve de consolo, imagine que seu filho talvez não esteja somente gastando seu dinheiro comprando bichinhos virtuais, mas sim construindo o futuro. E quem sabe, até mesmo aumentando as chances de empregabilidade, à medida ele se familiariza com programação e o nascente metaverso.